Da RedaçãoGenocídio Armênio

Serj Tankian expressa preocupação com projeto de mineração na Armênia

Via Armenia Now – Tradução: Lika Rodrigues (site of a down) –

O vocalista do System of a Down, Serj Tankian, insistiu que o governo armênio pare o projeto de mineração em Teghut, na província de Lori, nordeste do país, argumentando que a mineração é “perigosa e uma solução extrema de curto prazo” para as desgraças econômicas da nação.

Em uma carta dirigida ao grupo de iniciativa civil Save Teghut, o rockstar armênio-americano traça comparações entre Armênia e Azerbaijão, dizendo que o único aliado do Azerbaijão, além da Turquia, é o petróleo.

“A Armênia não tem um aliado no petróleo. Nem precisa desses aliados de carbono destruidores ecológicos. O que a Armênia precisa é de um futuro agriculturalmente diverso, de carbono neutro e ecologicamente sustentável como seu aliado. O progresso verdadeiro e a solução para os desafios econômicos, ambientais e sociais da Armênia serão baseados num esforço coordenado para apoiar a agricultura de sustentabilidade ambiental. Eu insisto que o governo da Armênia reconsidere sua licença concedida para desenvolver mineração a céu aberto na floresta de Teghut, que é uma das florestas de maior diversidade biológica da Armênia e que não prossiga com a expedição de mais licenças para mineração em detrimento de nosso desenvolvimento ambiental sustentável na Armênia”.

Não é a primeira vez que o famoso cantor, compositor e músico – que é largamente conhecido por seu protagonismo civil refletido em suas composições, incluindo sua ação em prol reconhecimento do genocídio armênio, direitos humanos e animais – levanta sua voz para protestar contra o projeto de mineração em Teghut.

Tankian também falou sobre o assunto durante sua visita à Armênia no ano passado. Ele também divulgou um vídeo no Youtube no verão passado, requerendo o desenvolvimento da agricultura na área ao invés de mineração. Ambientalistas armênios, que fazem campanha há mais de quatro anos contra o desenvolvimento de campos de cobre e molibdênio em volta da floresta de Teghut, recentemente vieram com uma nova iniciativa tentando provar que os moradores locais têm uma alternativa à mineração na forma de gerar produtos agrícolas ecologicamente limpos. Primeiro os ambientalistas tentaram vender mel produzido em Teghut. Eles dizem que seu esforço foi coroado com sucesso.

Membro do grupo de defesa de Teghut, Lena Nazaryan, contou ao Armenian Now que eles dão valor ao envolvimento de pessoas conscientes e ativas na campanha:

“Ficamos muito felizes que Serj Tankian compartilhe de nossas ideias. Assim como nós, ele acha que o verdadeiro capital rentável e a longo prazo de Teghut é seu território e água limpos, que é um pré-requisito para o desenvolvimento econômico da Armênia. É maravilhoso que ele não seja indiferente a essas ideias. O que traz indivíduos conhecidos e desconhecidos em torno da questão de Teghut é seu sonho de viver num país seguro, dentro de um ambiente saudável e com dignidade”.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário