Da Redação

Notícia Urgente: Parlamento Europeu condena atitude do Azerbaijão de libertar assassino

Do Asbarez –

O Parlamento Europeu reunido em Bruxelas aprovou por 58 votos contra 13 e 5 abstenções, uma resolução deplorando a decisão do governo do Azerbaijão de perdoar e receber como herói o assassino Ramil Safarov. O texto final da resolução, no entanto, alivia a Hungria de qualquer responsabilidade no assunto.

Na resolução, o Parlamento Europeu “deplora a decisão do Presidente do Azerbaijão em perdoar Ramil Safarov, um assassino condenado pelos tribunais de um Estado-Membro da União Europeia. Este ato coloca em risco qualquer processo de reconciliação pacífica e pode prejudicar o desenvolvimento das relações internacionais”.

A resolução também diz que o perdão a Safarov “vai contra o espírito do acordo internacional, que foi negociado para permitir a transferência de uma pessoa condenada no território de um Estado para servir o restante de sua sentença no território de outro Estado”

“Consideramos o perdão presidencial concedido ao Sr. Safarov como uma violação das garantias diplomáticas dadas para as autoridades húngaras quando do pedido de transferência com base na Convenção sobre a Transferência de Pessoas Condenadas”, disse a resolução.

O Parlamento Europeu também disse que “Lamenta que Safarov foi recebido como herói no Azerbaijão e a decisão de promovê-lo ao posto de major e pagar-lhe salário de oito anos. Mais do que isso o Parlamento Europeu está preocupado com o mau exemplo deste conjunto de atos para as gerações futuras do Azerbaijão”.

O texto completo em inglês da resolução está no site do Asbarez no endereço abaixo:

http://asbarez.com/105378/breaking-news-european-parliament-condemns-safarov-pardon/

Deixe um comentário