Esportes

Armênia vence Malta e lidera grupo B das Eliminatórias da Copa do Mundo 2014

Texto: Armen Pamboukdjian e Lobert Gudjenian

Armênia e Malta se enfrentaram nesta sexta-feira (07), no estádio Ta ‘Qali National Park, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo FIFA 2014 que será realizada no Brasil.

A grande expectativa da partida era da inédita estréia de dois brasileiros na equipe. A seleção, desfalcada de seu goleiro titular Roman Berezovsky substituído por Kevork Kasparov, começou jogando muito bem.

O entrosamento entre o brasileiro Marcos Pizelli naturalizado armênio e Yura Movsisyan fez com que a armênia pressionasse os malteses durante todo o primeiro tempo.

Aos 29 minutos, em uma bela jogada pelo meio Yura Movsisyan deixou o brasileiro em bela posição que chutou na trave, a bola ia entrando quando a zaga de Malta rifou em direção ao meio campo.

A seleção de Malta ainda tentou pressionar a Armênia, mas sem muito sucesso no final do primeiro tempo, que terminou sem acréscimos por parte da arbitragem.

Na segunda etapa, o jogo não mudou muito. A seleção da Armênia soube manter a posse de jogo e em 10 minutos já havia tido duas chances claras para abrir o placar. Mas com tantas chances e nenhum tento marcado, na metade da segunda etapa o técnico Vardan Minasyan sacou Marcos Pizzelli, que não fez uma de suas melhores apresentações com a camisa da Armênia, e colocou em seu lugar o atacante Artur Sarkisov.

A substituição surtiu efeito e, aos 75 minutos, após belíssima assistência de Yura Movsisyan Sarkisov marcou o primeiro gol da Armênia nas Eliminatórias. Após o gol, a Armênia soube manter a calma, pois estava visivelmente cansada.

Aos 83 minutos a Armênia teve mais uma chance com falta pelo lado direito do ataque e em cobrança ensaiada Mekhitarian finalizou, com um potente chute, para a bela defesa do goleiro da seleção de Malta. Aos 87 Mekhitarian, mais uma vez, teve a chance de fazer o segundo gol, no meio de três zagueiros, limpou e chutou para outra defesa do goleiro maltes.

Nos momentos em que Malta mais pressionou no final do jogo, o goleiro Kevork Kasparov apareceu para garantir o placar para a Armênia, que conquista seus primeiros 3 pontos no grupo B da fase Européia das Eliminatórias para 2014. A participação do brasileiro naturalizado armênio Alex da Silva não aconteceu nesta partida.

A Armênia está na liderança do grupo com 3 pontos. Bulgária e Itália tem 1 ponto cada uma, pois empataram hoje em jogo que terminou com o placar de 2 a 2 e a Dinamarca empatou em 0 a 0 com a República Tcheca.

Apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica automaticamente para a Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados de cada grupo disputarão um playoff para definir os quatro últimos classificados para o Mundial.

Placar final: Armênia 1 x 0 Malta

Assista abaixo os melhores momentos da partida:

Matérias Relacionadas
Esportes

Seleção Armênia estreia com vitória na Liga das Nações B

Armênia luta por uma vaga na primeira divisão europeia. No último sábado, 04 de junho, a…
Leia mais
Esportes

Pyunik é campeão da Armenian Premier League 2021/22

Equipe de Yerevan conquista o título pela 15ª vez Na ultima terça-feira 24 de maio, o Pyunik…
Leia mais
Esportes

Alashkert contrata os brasileiros Nixon e Matheus Alessandro

Jogadores com passagem por Flamengo e Fluminense reforçam a equipe de Yerevan O Alashkert…
Leia mais

Deixe um comentário