Da RedaçãoGenocídio Armênio

Livros franceses de História ensinam sobre o Genocídio Armênio

Livros de história franceses recém publicados incluem material contando a história do Genocídio Armênio. A autora Valerie Perthue sugeriu que os alunos desenhassem um novo olhar para a história e examinassem vários eventos históricos que normalmente não são incluídos no currículo escolar Europeu.

Enquanto aborda o tema, o livro faz questão de usar a palavra genocídio, não se omitindo da polemica definição. “O Genocídio Armênio visava o massacre em massa pelo Império Otomano, que no começo do século XX estava desenhando a sua queda” diz o livro.

O livro incluiu também episódios franceses controversos, particularmente os que revelam a cooperação estabelecida entre oficiais franceses, Marshal Peten e Hitler durante a ocupação pela Alemanha Fascista. Os processos de colonização francesa da Algeria tanto quanto o de descolonização são amplamente discutidos nos novos livros.

Resta perguntar quando será a vez do Brasil incluir o genocídio nos seu livros de história. Embora o país não reconheça oficialmente o tema não é crime explicar o que aconteceu em livros educacionais.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais

Deixe um comentário