Da RedaçãoGenocídio Armênio

Lobby turco tenta barrar construção de monumento em homenagem aos mártires armênios em Pasadena

A diplomacia turca faz nova tentativa negacionista contra o povo armênio.

Nas primeiras semanas de agosto o Vice Consul da Turquia em Los Angeles, Arif Celik ,esteve na Prefeitura de Pasadena para se informar sobre a formação do Armenian Genocide Memorial Committe. Esse grupo está em vias de concretizar o lançamento de um monumento e um centro cultural em honra aos mártires armênios vitimados pelo genocídio de 1915 perpetrado pelo governo turco.

Após algumas visitas oficiais e a entrega de um dossiê contra a construção do memorial Arif Celik afirmou que existem muitas diferenças de opinião sobre o genocídio armênio como fato histórico verídico, lançando mais uma vez do negacionismo para acobertar os crimes dos governos turcos do passado e de hoje.

O ANCA ( Armenian National Committe of America) reagiu a esse tipo de ingerência e lançou um comunicado oficial:

O genocídio armênio é um fato histórico irrefutável e não está sujeito a nenhum tipo de debate. A Turquia deve reconhecer o genocídio e arcar com suas consequências bem como não deve interferir nas decisões e projetos de cidades americanas propostos por seus próprios cidadãos. É assim que reza a Constituição dos EUA. O governo turco é um dos maiores repressores do direito de expressão e sabe-se que por meios desonestos impôs mordaças em políticos americanos que retardam a o verdadeiro e justo reconhecimento do genocídio. A preservação da memoria de cidadãos americanos não pode estar sujeita a nenhuma política estrangeira. A cidade de Pasadena é conhecida por ser um lar de americanos de origem armênia. Pasadena é cidade irmã de Vanadzor na Armênia. Pasadena esteve na vanguarda da luta pelo reconhecimento do genocídio e há 30 anos oficialmente respeita o 24 de abril. O interesse do governo turco nesse assunto é invasivo, inaceitável e deve ser encarado como uma intromissão criminosa sobre os direitos e valores americanos.

Informações obtidas pelo Portal Estação Armênia através de colaboradores, dão conta de que a comunidade armênia de Pasadena está indignada com tal ato dos representantes turcos e estão mobilizados para atuar politicamente e responsabilizar, na força da lei, aqueles gestores de Pasadena que abriram esse precedente.

O Comitê já escolheu o lugar com o apoio de lideranças politicas de Pasadena. A meta é construir o monumento no antigo Library Park conhecido hoje como Memorial Park onde estão localizados dezenas de monumentos e onde existe uma infraestrutura perfeita para essa justa homenagem.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Prefeito de Boston anula dia de Khojaly criado por lobby azeri

Fontes : Mirror Spectator O prefeito da cidade de Boston, em…
Leia mais
Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Por que motivo Erdogan revelou a genealogia de milhares de turcos?

Via The Independent Erdogan revelou a genealogia de milhares de turcos – mas qual é o motivo…
Leia mais
Da RedaçãoDestaqueEntrevistasTudo

Uma semana na Armênia: impressões e expectativas

Barev! Vonts es? (Olá, tudo bem?), essa é uma das primeiras coisas que aprendemos quando…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário