Lista de recursos

Lista de recursos: Explica #25 – A Guerra de Nagorno-Karabakh

Vídeo original e fontes:

http://54.157.185.59/54592/explica-25-a-guerra-de-nagorno-karabakh-1988-94/

 


Logo do Exército de defesa de Artsakh



Países provindos da Dinastia Túrquica



Território reclamado pelo Azerbaijão em 1918



Bandeira da Transcaucásia (1918)



1960


 

Um apelo dos residentes da Montanhosa Karabagh ao Povo e Governo da Armênia, Comitê Central do Partido e Autoridades Públicas

Caros Compatriotas:

Com este, o povo aflito de Karabagh apela a vocês, pois nossa situação está pior do que nunca, mesmo sob os tirânicos Khans e Mussavats.

Nenhum de nós agora está seguro para sair de casa ou voltar para casa à noite. Nossa honra está sendo insultada. Nossa dignidade e direitos estão sendo negados. Ninguém está ouvindo nossa voz de protesto. Ninguém está ouvindo nossas súplicas. Enviamos centenas de pedidos ao Governo Central em Moscou e ao Governo do Azerbaijão, e a resposta a tudo isso tem sido o silêncio total ou perseguição fanática contra nós e nossas crianças. Hoje, dezenas de jovens armênios de Karabagh são presos ilegalmente ou não têm emprego. Eles nos levaram a um ponto em que temos que deixar nossas terras ancestrais e nos tornar refugiados sem pátria. Os tiranos não ficam satisfeitos com isso. Eles estão nos insultando e violando os cadáveres de nossos mortos e nos forçando a recorrer a atividades criminosas. Dos muitos casos, vamos mencionar alguns para que vocês possam visualizar o que está acontecendo em Karabagh.

Dois anos atrás, no centro de Agdam, eles mataram um jovem, Avanessian. Quando perguntaram ao azerbaijano porque ele matou um transeunte inocente, sua resposta obscena foi: “Eu estava mirando no pássaro. Minha bala o acertou. Seja qual for a multa, eu posso pagar.”

Um ano e meio atrás, na frente do Comitê do Partido Regional de Shushi dois azerbaijanos pararam um agrônomo comunista de Karabagh e disseram: “Estávamos indo matar um armênio neste momento. Você apareceu”, e atiraram nele na hora. Até hoje o criminoso permanece impune porque é parente do procurador azeri e irmão de Bilarov, vice-presidente do Comitê Executivo da Karabagh Soviética.

O chefe do Sovkhoz da região de Martuni, Grisha Solomonian, foi morto e seu corpo jogado na beira da estrada. Outros dois jovens, motoristas de trator, foram mortos à noite. E nenhum dos criminosos jamais foi preso porque são azerbaijanos.

Eles mataram o filho de 10 anos do chefe do Sovkhoz local de Martuni, Benik Movsesian; eles mutilaram e violaram seu corpo. Desta vez, também, o governo não foi capaz de “apreender os criminosos”. Eles nunca teriam sido apreendidos se a paciência das pessoas não tivesse se esgotado e a própria família da vítima não tivesse apreendido os vilões.

Os criminosos acabaram com 5 anos de prisão e 5 anos de liberdade condicional. A polícia estadual respondeu à ira do público borrifando água de esgoto sobre eles com carros de bombeiros. Os guardas abriram fogo contra o pai da vítima que corria da direita para a esquerda sem saber o que fazer. Em seguida, balas fatais foram disparadas enquanto a família do pai tentava alcançá-lo. Doze foram mortos e seus corpos ainda não foram retirados.

Só então, as pessoas borbulhando de raiva atacaram os criminosos, mataram-nos e queimaram seus corpos.

Os líderes chauvinistas do Azerbaijão planejaram este evento e não se atrasaram em concluir à sua maneira. Alikhanov, o Presidente do Conselho dos Sovietes e pessoa que tem sentimentos especiais contra os patriotas da montanhosa Karabagh, chegou a Stepanakert, reuniu todos os líderes, declarou que existe uma organização nacionalista antissoviética na região e que seus compatriotas foram vítimas desta suposta organização e que este é o resultado do nacionalismo provocado pela Armênia soviética.

[…]

“Não há nacionalismo aqui”, declarou o oficial Akhundov em uma reunião de membros do partido. “Esta é uma rixa entre duas famílias.” De qualquer forma, ele alertou sacudindo o punho para os presentes: “Esqueçam sua exigência de ingressar na Armênia. Você deve saber que a Montanhosa Karabagh é e continuará sendo parte integrante do Azerbaijão. Ninguém que se preocupa com sua cabeça pode se levantar e insistir ao contrário.” Após sua partida, começaram os dias de Stepanakert, que nos lembrou da época horrível de 1918-1920.

[…]

A milícia e os seguranças do estado que vieram de Baku e encheram a cidade de soldados estrangeiros cercaram o centro da região e iniciaram uma série interminável de questionamentos e perseguições como forma de desmoralizar seu povo. Eles estão prendendo todos aqueles que ousam e todos aqueles que se preocupam. Aqueles que protestam contra as decisões arbitrárias são exonerados de suas funções e perseguidos. O destino dos armênios da região está nas mãos de todos os antigos e novos traidores, espiões e semelhantes. Não há fim para isso.

E se houver, é o fim de todas as situações armênias onde houve lutas de vida ou morte pela defesa até agora.

[…]

Os armênios de Karabagh estão esperando a salvação de vocês, povo da pátria.


Brasão de armas da União Socialista Soviética da Armênia


MOSCOW, RUSSIA: General Secretary of the Central Committee of the Communist Party of the Soviet Union Mikhail Gorbachev in the mid 80’s in Moscow, Russia. From Ogonyek magazine archive. (Photo by Kommersant Photo via Getty Images)



Selo soviético em comemoração à Perestroika



Samson Ghazarian, Samuel Gevorkian, David Vardanian, Papken Ararktsian, Hambartsum Galstyan, Levon Ter Petrossian, Khachig Stambultsyan e Alexander Akopian. O Comitê de Karabakh.


Comitê de Karabakh


Levon Ter Petrossian


Protesto em Yerevan






Ataques à armênios no Azerbaijão


Ataques à armênios no Azerbaijão



Comitê de Karabakh


Mikhail Gorbatchov



Movimento Nacional Armênio



Levon Ter-Petrosyan

 

Mikhail Gorbatchov

Ayaz Mutallibov

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Artur Mkrtchyan


Exército azerbaijano e ataques


Mulher armênia de 106 anos protegendo sua casa com um AKM, 1990.



 


01 Mar 1993 — MONTE MELONIAN, ‘AVO’ ARMENIAN LEADER — Image by © Max Sivaslian/Sygma/Corbis




Aeroporto de Khojaly (após reforma em 2009)


Por vários dias antes da tragédia, os armênios nos disseram várias vezes pelo rádio que iriam capturar a cidade e exigiram que a deixássemos. Por muito tempo, helicópteros voaram em Khojaly e não estava claro se alguém pensava em nosso destino, ou se interessavam por nós. Praticamente não recebemos ajuda [do lado do Azerbaijão]. Além disso, quando foi possível tirar nossas mulheres e crianças da cidade, fomos persuadidos a não fazê-lo.

Salman Abasov,
sobrevivente de Khojaly




O evento [em Khojaly] foi organizado por oponentes políticos para forçar minha renúncia. Eu achei duvidoso que os armênios permitissem que os azerbaijanos recolhessem os corpos se as alegações de um massacre fossem verdadeiras.

Ayaz Mutallibov,
primeiro presidente do Azerbaijão



Memorial às vitimas do massacre de Maragha


Cidade de Shushi após os ataques de 1920



Catedral de Ghazanchetsots após Libertação de Shushi










Deixe um comentário