ArtsakhTudo

Senado francês adota resolução pedindo o reconhecimento de Artsakh

O Senado francês reconheceu na última quarta-feira, dia 25 de novembro, a independência da República de Artsakh após um debate de quase duas horas no plenário do Parlamento francês e que terminou com 305 votos favoráveis ao reconhecimento e 1 contra. A medida insta o governo francês a seguir o exemplo.

A resolução também condena a agressão militar azerbaijana-turca contra Artsakh em 27 de setembro, com a participação de mercenários terroristas, e apela às autoridades francesas para que tomem todas as medidas possíveis para garantir a restauração das fronteiras definidas pelo cessar-fogo de 1994, que, de fato, foram determinados pelo acordo de cessar-fogo trilateral assinado pela República de Artsakh, Armênia e Azerbaijão.

“Este é um voto histórico para os esforços internacionais para o reconhecimento de Artsakh,” disse Jules Boyadjian, o presidente do Comitê para a Defesa da Causa Armênia (ANC da França).

“Graças ao Senado, a França recuperou parte de sua honra, que foi despedaçada nas últimas seis semanas por causa de sua neutralidade criminosa. O governo, mais isolado do que nunca, deve ouvir os representantes da nação, pôr fim aos discursos vazios, se recompor e assumir a liderança na luta pelo reconhecimento de Artsakh – a única garantia de paz duradoura em Nagorno-Karabakh, ” acrescentou Boyadjian.

Um por um, 12 senadores fizeram declarações poderosas antes da votação, todos chamando a atenção para as terríveis violações dos direitos humanos e crimes de guerra cometidos pelo Azerbaijão. Eles também destacaram o papel da Turquia em não apenas apoiar Baku na frente militar, mas também patrocinar jihadistas para lutar ao lado das forças do Azerbaijão.

Os senadores foram claros ao apontar que o conflito de Karabakh não é territorial, mas sim uma questão de sobrevivência para os armênios.

Também alertaram sobre a ameaça aos patrimônios armênios milenares sob o governo do Azerbaijão e pediram que a França se envolvesse com organizações internacionais, bem como com a UNESCO, para garantir que os monumentos culturais e igrejas sejam protegidos da extinção.

Alertaram que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, está de olho na recriação do Império Otomano e no avanço do nacionalismo turco e do expansionismo, que eles disseram representar uma ameaça para a Europa e a região.

Além de falarem longamente sobre o Genocídio Armênio e como sucessivos líderes turcos não apenas negaram o crime, mas, citando Erdogan, juraram “terminar” o que seus ancestrais começaram, representando uma ameaça existencial para o povo armênio e a Armênia.

Relembrando as políticas da União Soviética, que colocou as regiões de maioria de população armênia de Karabakh e Nakhichevan com a República Soviética do Azerbaijão, que por décadas seguiu uma política de despovoamento das áreas de seus habitantes armênios.

Os senadores elogiaram o povo de Artsakh por exercer seu direito à autodeterminação e por declarar sua independência por meio de um referendo democrático, enfatizando que ao longo dos anos Artsakh demonstrou sua vontade de existir como uma nação democrática.

Todos os oradores disseram que a França tem a responsabilidade moral e universal inequívoca de reconhecer Artsakh e instou o governo francês a refletir o sentido da legislatura e seguir o exemplo. Assim, disseram os senadores, a França daria um passo decisivo para garantir a segurança da população armênia de Artsakh e neutralizar os esforços da Turquia para fazer avançar suas políticas nacionalistas e pan-turquistas em todo o mundo.

Jean-Baptiste Lemoyne, ministro de estado da França para a Europa e Relações Exteriores

Representando o governo, Jean-Baptiste Lemoyne, ministro de estado da França para a Europa e Relações Exteriores, advertiu os senadores sobre as ramificações do reconhecimento da França de Artsakh, dizendo que a França, um país co-presidente do Grupo OSCE de Minsk, poderia perder sua objetividade no processo de negociações em curso. Ele também citou o fato de que a Armênia não reconheceu Artsakh.

“Saudamos o reconhecimento esmagador do Senado francês de Artsakh e encorajamos os Estados Unidos – como um país co-presidente do Grupo OSCE Minsk – a se unirem no reconhecimento do status de Artsakh como uma república livre e independente”, disse Aram, Diretor Executivo do Comitê Nacional da Armênia Hamparian.

“O Azerbaijão de Aliyev – culpado de semanas de crimes de guerra ininterruptos contra os cidadãos de Artsakh – carece de qualquer posição legal, política ou moral para se opor ao reconhecimento internacional da independência de Artsakh, essencial para os esforços corretivos para garantir a segurança de sua população em risco” acrescentou Hamparian.

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário