ArtsakhTudo

Família refugiada de Artsakh conta angústias e incerteza do futuro

Fontes :

Leia abaixo a entrevista da Hetq com Anahit Gokoryan e sua mãe, que moravam em Artsakh e tiveram suas casas tomadas pelo Azerbaijão.

Anahit Gokoryan

Anahit Gokoryan deixou sua casa na aldeia de Vurgavan em Kashatagh em 30 de setembro, durante os primeiros dias da guerra. Levando seus cinco filhos com ela, ela acreditava que a família voltaria em breve. Vurgavan está agora sob o controle do Azerbaijão.

Gokoryan percebe que nunca mais verá sua casa novamente.

“Eu pensei que era como a guerra dos quatro dias. Não evacuamos em 2016. Outras pessoas de Artsakh vieram para a Armênia conosco. Suas casas foram bombardeadas, eles perderam seus pertences, mas agora podem voltar, reformar suas casas e morar. Não temos para onde voltar. Parece difícil, mas estamos em uma situação pior agora do que as crianças do orfanato ”, diz a mãe de cinco filhos.

O pai e o marido de Anahit Gokoryan estão atualmente em Artsakh. Gokoryan, sua mãe e os cinco filhos agora vivem em uma das escolas na cidade de Armavir, na Armênia. Quatro de seus filhos ainda são menores de idade.

A família está aguardando. Eles não têm para onde ir e ainda não receberam uma oferta das autoridades de Artsakh para se reinstalarem em uma área ainda sob controle armênio.

“Era muito bom em nossa Vurgavan. Tínhamos uma casa. Era ótimo. Depois da guerra de quatro dias de 2016, nossa casa foi construída com fundos doados por um filantropo armênio-americano. Estávamos morando em nossa nova casa por três anos. Deixamos tudo e fomos embora. Não preciso de nada. Deixe que eles me roubem completamente, eu ficaria satisfeita com as paredes vazias da minha casa ”, diz  Gokoryan.

Ela trabalhava como faxineira em uma escola de Vurgavan. Seu marido trabalhava periodicamente no exterior. A família criava gado na aldeia e tinha vinhas. Eles deixaram para trás os animais.

Gokoryan diz que Vurgavan é uma pequena vila com cerca de 45 famílias. Os telefonemas para deixar a aldeia foram uma surpresa. É por isso que nenhum dos moradores levou nada com eles, pensando que eles voltariam em alguns dias.

“O que dói mesmo é que nossas aldeias foram capturadas sem luta. É uma pena que simplesmente desistimos de nossas casas. Não houve luta em nossa aldeia, ninguém foi morto. Nunca ouvi tal história em minha vida. Simplesmente entregamos nossa casa ao inimigo e nos tornamos refugiados”, diz Gokoryan.

Mariam Arakelyan

Sua mãe, Mariam Arakelyan, escuta silenciosamente a conversa, enxugando as lágrimas periodicamente.

Quando conversamos sobre voltar para a aldeia e viver com os azerbaijanos, ela imediatamente voltou seu olhar para nós. Ela é contra armênios e azeris na mesma terra.

“Dizem que os refugiados podem voltar a morar em suas casas. Como podemos voltar a morar com eles? Eles só sabem matar. Como podemos ser vizinhos? Sou idosa, não tenho medo. Mas como posso viver ao lado deles com meus filhos? Não. É impossível. Se eles estivessem a quatro ou cinco vilarejos de distância, eu correria para minha casa agora”, diz a Sra. Arakelyan.

A Sra. Arakelyan também morava em Vurgavan com seu marido e filho. Seu filho foi ferido durante a guerra. Eles também não têm para onde ir. Eles deixaram a casa de mãos vazias. Seu filho foi forçado a deixar para trás o carro recém-comprado da família. Ele estava em processo de obtenção de uma licença.

“Quem tem uma casa que volte para Karabakh. Desejo-lhes sucesso. Um dia será a nossa vez”, diz a Sra. Arakelyan.

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais

Deixe um comentário