EsportesTudo

Armênio radicado no Brasil vence Campeonato Paulista de Luta Greco-Romana


O armênio Eduard Soghomonyan, lutador de Wrestling no estilo Greco-romano, sagrou-se campeão da categoria 120 kg no Campeonato Paulista realizado no sábado (11/08) no ginásio do SESI, em Osasco, na Grande São Paulo.

(Assista a luta abaixo. Aos 4 minutos acontece o golpe sensacional da vitória).

 

Os leitores do Portal Estação Armênia devem estar se perguntando: Quem é Eduard Soghomonyan?

Eduard Soghomonyan nasceu em 22 de fevereiro de 1989 em Yerevan, capital da Armênia.

A história dele no Brasil começou exatamente há um ano atrás (em agosto de 2011), quando a delegação brasileira desembarcou na Armênia para participar da quinta edição dos Jogos Pan-Armênios (Pan Armenian Games). 

Os jogos Pan-Armênios são uma espécie de Olimpíadas que acontece na Armênia, realizada a cada quatro anos, com a presença de armênios  da diáspora e os anfitriões. Eu mesmo participei da última edição dos Jogos como um dos atletas da delegação de São Paulo. Era um dos goleiros da equipe do Futsal de São Paulo. Os Jogos Pan-Armênios foram a minha primeira oportunidade de conhecer a Armênia em 31 anos de vida. 

Assim que chegamos la tivemos uma grata surpresa: a organização dos jogos disponibilizara grupos de meninos e meninas nativos que atuaram como “Badaskhans” (responsáveis) para todas as delegações. 

A delegação brasileira era composta de 36 atletas divididos entre as equipes de vôlei feminino, futsal masculino, além de um nadador, um jogador de tênis de mesa e uma jogadora de tênis de campo.

Foi assim que conhecemos os meninos Eduard Soghomonyan e Ashot Sahakyan, e as meninas Kristina Mirzoyan, Anahit Katchatryan e Lusine Madoyan. Todos eles jovens moradores de Yerevan, responsáveis por acompanhar nossa delegação da abertura ao final dos jogos. 

a partir da esquerda: Kristina, Eduard, Anahit, Ashot e Lusine

Nossa delegação passou 16 dias na pátria de nossos ancestrais e a amizade foi crescendo durante esse período. Eduard e os outros “badaskhans” conviveram conosco em todos os momentos, tanto nas visitas turísticas, quanto nos compromissos esportivos. 

O trio Kristina, Anahit e Lusine não “desgrudaram” de nossas meninas para nada, e por que não dizer de nós meninos também? Cuidavam para que tudo fosse perfeito durante a estada de nossa delegação na Armênia.

Rapidamente a dupla Ashot e Ed se tornaram membros da delegação brasileira. Os dois “viviam” nos quartos dos rapazes com os quais mais se familiarizaram e poucas vezes regressaram para as suas próprias casas durante os dias em que estivemos na Armênia. Eduard logo ganhou uma camisa da Seleção Brasileira e uma do Corinthians.

Ambos os jovens (Ed e Ashot) são atletas de Wrestling (luta tradicional na Armênia e que rendeu duas medalhas para o país no estilo Greco-romano nos recém-encerrados Jogos Olímpicos de Londres). 

Em uma das noites na Pátria-Mãe Eduard convidou alguns jovens da nossa delegação (dentre eles eu) para um jantar em sua casa. Conhecemos seus familiares, contemplamos suas medalhas e troféus conquistados no esporte e passamos ótimos momentos. A cumplicidade e irmandade aumentaram ainda mais após esse momento.

Mas, como tudo que é bom dura pouco, os jogos terminaram e a delegação brasileira teria que voltar pra casa. Pela sinceridade do elo criado com Eduard, os rapazes (Ghirag, Jean Habib, Rafy, Claudio, Dudu, Tchelo e outros) incentivaram a vinda de Ed ao Brasil. 

jantar na casa de Eduard

Na hora da despedida da delegação brasileira no Aeroporto de Zvartnotz (Yerevan), a emoção tomou conta de todos e foi impossível controlar as lágrimas. 

Passado quase um ano da viagem do Pan-Armênio, há alguns meses, essa epopeia se concretizou e Ricardinho Mikaelian foi o grande responsável por abrigar o jovem Ed, que vive na casa dos Mikaelians na zona norte de SP.

Eduard foi introduzido ao cenário do Wrestling brasileiro, e já disputou e venceu algumas competições.  Em São Paulo já foi visto nas festas juninas da Igreja Católica e da SAMA, além de ser flagrado em cima de um caminhão, em plena Avenida Braz Leme na madrugada de 05 de julho, comemorando o título da Taça Libertadores da América conquistado pelo Corinthians junto com os amigos que o ajudaram a vir pra cá e que haviam vestido-no com a camisa do Corinthians um ano antes. 

Ah, tem mais uma coisa: Agora, Eduard é o atual Campeão Paulista da categoria 120 kg de Wrestling no estilo Greco-Romana.

         

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
EsportesTudo

Campeões mundiais Artur Aleksanyan, Maksim Manukyan lideram os rankings de Wrestling

Panorama.am O United World Wrestling (UWW) lançou os rankings atualizados de janeiro para os…
Leia mais
Da RedaçãoOlimpiadasTudo

Abaixo-assinado pede justiça à Mihran Harutyunyan nos Jogos Olímpicos

Mihran Harutyunyan é um lutador armênio de luta greco-romana que chegou às finais da edição…
Leia mais
EsportesTudo

Armênio vence Antoine Jaoude e confirma vaga na Rio 2016

Uma ansiedade de quase um ano que terminou em apenas 12 minutos. O lutador de Wrestling de…
Leia mais

Deixe um comentário