ArtsakhDa Redação

Armênios de Karvachar vivem momentos de insegurança e incerteza

Fontes :
Aljazeera, Aysor.am

Com a chegada da data de entrega da região de Karvachar/Kelbajar para o Azerbaijão, no próximo dia 15 de novembro, os armênios se preparam para proteger os monumentos milenares no território. O distrito de Karvachar foi renomeado para Província de Shahumyan na República de Artsakh e sua capital é a cidade também chamada de Karvachar.

Na antiguidade, o território fazia parte da histórica Artsakh; na Idade Média, era parte do principado de Khachen e no século XVII, o território integrava o melikado da dinastia de Gulistão, sua capital era a fortaleza com o mesmo nome. Durante a era soviética, a área foi renomeada em homenagem ao bolchevique armênio Stepan Shahumyan, tendo seu centro administrativo o mesmo nome.

Na década de 1990, a população do distrito de Shahumyan era principalmente armênia por idioma e etnia, embora a área não estivesse incluída dentro dos limites do Oblast Autônomo de Nagorno-Karabakh. Em 1991, como o aproximação do fim da União Soviética, quase 17 mil armênios foram deportados da região, e em 1992 o Azerbaijão tomou a região, que foi posteriormente retomada pelo exercito armênio em 1993.

Karvachar abriga muitos dos mosteiros armênios contruídos há mais de mil anos. São quase 750 monumentos armênios na região, sendo o mais importante deles o monastério de Dadivank.

O Azerbaijão tem histórico de destruir monumentos armênios em territórios ocupados pelo país. Como é o caso do cemitério de Julfa em Nakichevan e o cemitério cristão em Sabunchi, Baku, ambos destruidos pela população local, com o aval das autoridades.

Em uma entrevista para o site Aysor.am, o pastor da região de Karvachar, abade do Mosteiro de Dadivank, o Padre Hovhannes Hovhannisyan disse que Artsakh não vai dar o Mosteiro de Dadivank aos turcos.

“O presidente da República de Artsakh, Arayik Haroutyunyan, acabou de me ligar e me disse para não tocar nas cruzes do Mosteiro de Dadivank, já que Artsakh não vai dar o mosteiro aos turcos”, afirmou.

Questionado sobre como o mosteiro será mantido, o Padre Hovhannes não entrou em detalhes e apenas enfatizou que Deus está, antes de mais nada, salvando o Mosteiro de Dadivank.

“Eu estava esperando que um milagre acontecesse, pois queria remover as cruzes de pedra que nossos ancestrais esculpiram e colocaram aqui há 800 anos. Tive até medo de ser punido por isso. Tenho estado com medo e tenho esperado por um milagre nos últimos dois dias ”, concluiu o pastor.

O monastério de Dadivank

Uma pequena congregação se reuniu ao redor da abside da igreja. O padre cantou o hino tradicional, em armênio clássico, enquanto erguia uma pequena cruz na cabeça das duas mulheres à sua frente. Ele jogou água benta em suas testas, completando o ritual.

“Minha irmã e eu nunca fomos batizadas”, disse Lucie Hayrabedyan, 32. “Vivemos em Yerevan, mas somos de Artsakh”, disse ela, usando o nome armênio para a região de Nagorno-Karabakh.

“Quando soubemos que seria entregue, decidimos vir enquanto ainda podíamos”, acrescentou ela.\

Dezenas de armênios chegaram de Yerevan, capital da Armênia, para prestar o que poderia ser sua última homenagem à igreja antes que ela passe ao controle do Azerbaijão.

Foi uma cena sombria, com os fiéis enxugando as lágrimas depois de fazer o sinal da cruz no peito e na testa. Muitos temem pelo futuro da igreja.

“É claro que eles irão destruí-la”, disse Vahram, 35, que lutou na linha de frente do último conflito, uma guerra de 44 dias que causou a morte de muitos civis armênios.

“Eles estão apagando nossa história”, disse ele. “Você sabe o que eles fizeram com Julfa”, acrescentou, referindo-se a um cemitério medieval com milhares de khachkars armênias.

No final dos anos 90, o Azerbaijão instigou a profanação do cemitério, que fica na antiga região armênia de Nakhichevan, a oeste da província de Syunik na República da Armênia e foi entregue ao Azerbaijão durante o período soviético.

Em outras partes da região, civis se preparam para o êxodo.

Karine Chakhalyan, 54, estava empacotando sua casa na cidade de Kelbajar, conhecida pelos armênios como Karvachar.

“Eles nos ligaram de Yerevan [na terça-feira] e disseram:‘ Você tem cinco dias [para sair] ’”, disse ela. “Cinco dias. O que nós vamos fazer? Para onde vamos? ”

Chakalyan mora em Karvachar há 26 anos. Sua família mudou-se de sua casa original em Sumgait para a cidade, após as perseguições contra os armênios em 1988.

“Lembro-me [da violência] como se fosse ontem”, disse ela. “Meus avós foram mortos, meu irmão foi morto, minha irmã também. Saí com meus pais, para Yerevan.”

Depois de alguns anos lá, ela se mudou para Karvachar. “[O governo] nos deu uma casa em Karvachar”, disse ela, “mas estava quase destruída. Não tinha nem telhado. Construímos tudo isso com nossas próprias mãos.”

Alguns de seus seis filhos, que recentemente voltaram da linha de frente, entram e saem de casa, fazendo malas com rifles Kalashnikovs pendurados nas costas.

“Tenho 10 filhos”, diz Chakalyan. “Todos os seis de meus filhos serviram no exército. Um deles não voltou. Eu nem sei onde está o túmulo dele.”

Mais de 3.000 pessoas vivem na região de Karvachar.

Ainda não está claro exatamente o que acontecerá com os civis armênios em Karvachar. O texto oficial do acordo assinado pelos líderes da Armênia, Azerbaijão e Rússia não menciona se os civis precisam ou não desocupar a área.

Enquanto isso, alguns residentes estão se protegendo.

“No momento, estamos levando apenas as coisas que podem ser roubadas”, disse Nikolai, um residente de 34 anos, enquanto carregava um saco em seu caminhão.

“Não queremos sair daqui. Esperamos voltar”. As autoridades locais também parecem incertas sobre o que acontecerá no domingo.

Nikolai disse que o prefeito de Karvachar ligou para ele no dia anterior, dizendo-lhe para não queimar sua casa e que eles poderiam ficar.

Em algumas regiões, os armênios estão queimando suas casas com raiva, para que futuros residentes não possam usá-los.

O padre Hovhannes pretende ficar no mosteiro. “Não posso prever o que vai acontecer [em 15 de novembro], mas vou ficar com a minha paróquia”, disse ele. “Vou ficar na minha igreja.”

Para Chakhalyan, o êxodo aparentemente iminente é apenas o mais recente no ciclo de sua vida.

“Sumgait não era suficiente para eles”, disse ela. “Minha irmã e meu irmão não eram suficientes para eles.

“Agora [os azerbaijanos] também estão nos expulsando daqui. Como gado.”

Karine Chakhelyan, em frente à sua casa em Karvachar

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário