EventosGenocídio ArmênioTudo

24 de Abril na quarentena

Na Armênia e na diáspora rememora-se em todo 24 de Abril o início do Genocídio Armênio. Este ano porém, devido ao período de quarentena muitos dos eventos que costumam ser realizados tiveram que ser cancelados ou virtualizados. O Portal traz um guia para te ajudar a acompanhar e participar deste 24 de Abril confinado em casa.
*Fique ligado que mais eventos podem ser adicionados à essa página

A rememoração na Armênia
O Hamazkayin Brasil fará a cobertura ao vivo em sua página no Facebook a partir desta quinta, dia 23, às 14h (horário de Brasília) dos eventos de rememoração na Armênia. As luzes da cidade de Yerevan se apagarão e a população acenderá as lanternas de seus celulares em direção ao Dzidzernagapert (monumento aos mártires do Genocídio) enquanto os sinos da igreja soarão. Na madrugada do dia 23 para 24 será possivel enviar mensagens de texto para o número +37433191500 (sms internacional) com o sobrenome de sua família e uma breve mensagem. Estes textos serão lidos no sistema de som durante o dia e ecoarão entre as paredes do monumento. A partir das 5h do dia 24 o Vahapar dará uma benção e o dia seguirá com atrações musicais até a madrugada do dia 25.

A rememoração no Brasil
Assim como no resto do mundo, todos os eventos abaixo serão transmitidos online.
No dia 23 às 14h, a Igreja Apostólica Armênia São Jorge tocará os sinos da catedral em memória aos mártires do Genocídio. A igreja também convida à que acendamos velas em casa às 21h.
No dia 24, as autoridades regiliosas da Igreja Apostólica Armênia, Igrejá Católica Armênia, Igreja Evangélica Armênia e Igreja Evangélica Irmãos Armênios se reunirão para o ato ecumênico às 11h.
No dia 26 de Abril às 9h, haverá a tradicional deposição de flores no Monumento aos Mártires Armênios em São Paulo pelas entidades e líderes da comunidade armênia. Às 10h30 haverá a Divina Liturgia na Catedral São Jorge e às 12h30 é a vez das autoridades religiosas fazerem as homenagens aos mártires no monumento.

Ainda no dia 24, às 20h, os professores Sarkis Ampar Sarkissian e James Onnig Tamdjian discutem o negacionismo e a política internacional do Genocídio Armênio ao vivo no Facebook do SAMA Clube Armênio.

Protesto em casa
O site HyeID globaliza os protestos pelo reconhecimento do Genocídio Armênio pelo governo da Turquia. É possível se juntar à marcha virtual e um mapa global mostra onde outras pessoas já participaram. Para participar basta clicar em “Join the March”, escolher o número de pessoas e escolher se é armênio ou apoia a causa. Até o momento o site se aproxima de 150mil participações.

Filmes sobre o Genocídio
Estão disponíveis no Youtube de graça para assistir:
As tatuagens de minha avó (Grandma’s Tattoos)
Rapsódia Armênia
Screamers (documentário do System of a Down)

O filme A Promessa de 2017 está disponível no NOW (Net/Claro)

Para conhecer a história do Genocídio e compartilhar nas redes
GenocidioArmenio.com.br

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais

Deixe um comentário