Da RedaçãoTudo

AYOlingo é o aplicativo gratuito para aprender armênio oriental no celular

Nós já falamos por aqui do Armenian Virtual College (AVC) que é uma plataforma da UGAB internacional para ensino online não só de armênio ocidental e oriental como também de história da armênia, arquitetura, música e até de xadrez.

Por se tratar de uma plataforma de ensino que tem um acompanhamento de professores, avaliações e emite certificado, a estrutura tem um custo de se manter que é repassado para o aluno (199,00 dólares americanos para o curso com certificado).

Hoje apresentamos uma alternativa de plataforma de ensino de inglês, dessa vez gratuita. O AYOlingo é um aplicativo para celular (Android e Apple) que tem a proposta de ensinar Armênio Oriental (da Armênia atual) através de exercícios.

Não é só o nome que é parecido, o AYOlingo tem um metodologia muito parecida com o famoso Duolingo (que não tem armênio entre seus cursos).
Os exercícios dividem-se em 31 módulos com temas diferentes e variam entre associação de imagem e palavras, “quebra-cabeças” de frases e pronúncia por gravação de voz (apesar de esse último não analisar de fato a voz para saber se a pronúncia está correta).

Aprender armênio significa ter que aprender também o alfabeto armênio. O aplicativo não se propõe (pelo menos até aonde eu avancei) a testar o aprendizado do alfabeto, apesar de todas as palavras estarem escritas no alfabeto original e também transliteradas pro nosso alfabeto e a conversão de alfabetos estar sempre à mão entre as aulas.

Por ser parecido com o Duolingo, as mesmas críticas ao formato se aplicam aqui. Não há um acompanhamento individualizado, os exercícios são repetitivos, o método de avaliação de aprendizado é limitado e o aplicativo se limita a ensinar a fazer frases e não a ensinar a gramática.

Mesmo com todas as críticas o AYOlingo é uma ótima alternativa para estudo, principalmente como ferramenta auxiliar de quem já está tendo aulas de armênio e quer exercitar o idioma.

Tanto o AVC quanto o AYOlingo ainda não estão disponíveis em português. O AYOlingo usa como idioma de ensino o inglês e o AVC tem opções de inglês, espanhol, francês, russo, turco e armênio.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaLivrosTudo

USP disponibiliza livros armênios online gratuitamente

A USP, através da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e com organização de Deize…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário