Da RedaçãoTudo

Brasil conquista três prêmios na 9ª edição do Festival “Golden Apricot” em Yerevan

Na tarde de hoje (14), o filme “Rapsódia Armênia”, dirigido por Cassiana Der Haroutiounian, Cesar Gananian e Gary Gananian venceu o prêmio de melhor documentário Armênio e também o British Council Award no 9° Festival de Filmes “Golden Apricot” (Damasco de Ouro), realizado entre os dias 08 a 15 de julho, em Yerevan, capital da Armênia.

Filmado em estilo “road movie”, Rapsódia Armênia é uma produção que conta histórias individuais de armênios, cujas biografias compõe o grande cenário da história recente da Armênia. A Avant Premiére aconteceu no dia 24 de abril em São Paulo e o documentário foi aclamado pelo público em duas sessões completamente lotadas na Reserva Cultural.

Segundo Gananian, “o festival conta com shows, festas, exibições de filmes em locais abertos, além de uma bela estrutura”. Ele ainda disse que o filme já foi inscrito em outros festivais e espera que com essa premiação ele (documentário) consiga ser apresentado em outros países.

Festival de Filmes Golden Apricot (Damasco de Ouro) acontece anualmente em Yerevan com o intuito de apresentar novos trabalhos de cineastas, produtores e diretores estrangeiros de ascendência armênia. Em 2005 o renomado diretor (canadense de ascendência Armênia) Atom Egoyan foi nomeado presidente do festival que neste ano teve como convidado especial o cineasta russo Alexander Sokurov.

Segundo noticiou o portal de notícias PanArmenianNet, o Brasil ainda levou mais um prêmio, o de melhor curta metragem com “When We Die At Night” (Quando você morrer a noite), produzido por Isabela Reis e dirigido por Eduardo Motoro.

O Filme, As Tatuagens De Minha Avó (Dadikis Tatchvadzknere), dirigido pela cineasta Suzanne Khardaklian, e que foi exibido no dia 24 de maio passado em São Paulo (leia matéria), faturou o prêmio Armenian National Film Academy Award

Deixe um comentário