Da RedaçãoTudo

Deputado turco-armênio Garo Paylan virá à América Latina em Agosto

ANF News e Diario Armenia

A deputada curda Ebru Günay e o deputado Garo Paylan, de descendência armênia, ambos representantes do Partido Democrático do Povo (HDP), visitarão a América Latina entre os dias 11 e 24 de agosto para se reunir com líderes políticos, sindicais e sociais do continente.

Os representantes do HDP realizarão reuniões e darão palestras na Argentina, Uruguai, Brasil e Chile, para informar as pessoas sobre a situação na Turquia e o trabalho que fazem em defesa dos direitos humanos e das minorias étnicas no país.

“Os deputados que vêm para a América Latina não são apenas deputados que representam uma minoria ou grupo étnico no Parlamento turco, mas também representam o símbolo de resistência contra ataques e contra a opressão do estado turco”, disse Melike Yasar, líder curdo na América Latina, consultado pelo Diario Armênia.

Durante a visita, Günay e Paylan também se encontrarão com grupos que se solidarizam com a defesa da democracia na Turquia e a luta do povo curdo.

Ebru Günay é advogada e defensora dos direitos humanos e das mulheres. Ela foi presa em 2009 enquanto servia como representante legal do líder curdo Abdullah Öcalan. Após cinco anos de prisão, foi libertada em 2014. Nas eleições de 24 de junho de 2018, foi eleita deputada na Assembleia Nacional pela província de Mardin.

Garo Paylan é um membro fundador do HDP e é atualmente deputado, pela segunda vez consecutiva, representando a província de Diyarbakir. Na Assembleia Nacional, faz parte da Comissão Econômica. Bacharel em Economia, nasceu em 1972 na cidade de Malatya, em uma família armênia. Paylan trabalhou ativamente para a comunidade armênia da Turquia e na administração de escolas armênias na cidade de Istambul. Sua trajetória se destaca na promoção da educação bilíngue, bem como na conscientização sobre a discriminação e a reconciliação armênio-turca. Além disso, ele participou ativamente do esclarecimento do assassinato do jornalista turco-armênio Hrant Dink, cometido em 2007 pelas mãos de um ultranacionalista turco.

Em junho de 2015, entrou para o Parlamento turco: no ano seguinte, em abril de 2016, fez um discurso histórico em comemoração aos 101 anos do genocídio armênio, nomeando as figuras armênias mais relevantes que haviam sido deportadas e mortas durante o genocídio. que exigiu o reconhecimento pela Turquia, bem como o fim de sua negação. Dias depois, membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) – do atual presidente Recep Tayyip Erdoğan – exigiram que ele fosse suspenso do Parlamento por suas palavras e o atacou com golpes dentro da própria Assembléia Nacional, com gritos racistas. e chamando-o de “o bastardo armênio”, de acordo com a Associação Turca de Direitos Humanos. Em 2017, ele também foi criticado por seu discurso na data de comemoração do genocídio e foi suspenso por três sessões.

Em abril de 2018, Paylan apresentou um projeto para reconhecer o genocídio armênio na Turquia. “Para que a Turquia se torne uma sociedade pacífica, precisa de uma abordagem democrática e justa à sua memória coletiva. Reconhecer, condenar e compensar os crimes cometidos enquanto a Turquia estava passando de um império para uma república permitirá a construção de uma memória pacífica e, portanto, de uma sociedade que possa viver unida e em paz”, afirmou em seu discurso. O projeto foi rejeitado dentro de algumas semanas. Além disso, um grupo de promotores solicitou que a imunidade parlamentar fosse removida para processá-lo por violar o artigo 301 do código penal que pune aqueles que “denigrem” a identidade turca, que foi usada para perseguir aqueles que falam do genocídio armênio em público

O Partido Democrático Popular foi fundado em 15 de outubro de 2012 e reúne o movimento curdo, minorias étnicas, organizações progressistas, grupos LGBT e de defesa do meio ambiente.

O HDP, que é a terceira força política na Turquia, tem um sistema de co-presidências e defende um acordo de paz abrangente no país, defendendo a inclusão de minorias em todas as esferas institucionais, políticas e vida social, e o respeito religioso entre muçulmanos, cristãos, alevíes e yezidíes, entre outros.

Deixe um comentário