Da Redação

10ª edição do AGBU FOCUS reuniu armênios do mundo todo no Brasil

Evento promovido pela UGAB Brasil reúne jovens da comunidade global armênia e escolheu São Paulo para sediar último encontro

Entre os dias 18 e 21 de julho, a cidade de São Paulo recebeu jovens lideranças armênias internacionais na 10ª edição do AGBU FOCUS, um encontro global realizado pelo escritório centra da UGAB em cidades diferentes a cada dois anos para promover discussões e experiências sociais, culturais e profissionais. O encontro deste ano, em São Paulo, contou com representantes de 26 países, entre eles: Estados Unidos, Rússia, Coréia do Sul, Chile, Austrália, Lituânia, França, Argentina, Chile, Chipre e da própria Armênia.

Estamos aqui para celebrar a amizade, o legado e os valores da UGAB”, disse Haig Apovian, presidente da UGAB Brasil, entidade organizadora do evento juntamente com o Escritório Central da UGAB (em inglês, AGBU), em Nova York.  “Nós vemos o FOCUS como nosso veículo para revigorar nossas comunidades armênias não apenas no Brasil ou na América do Sul, mas em todo o mundo.

Durante quatro dias, o evento teve o objetivo de incentivar os participantes a explorar suas identidades armênias na atualidade, ampliar suas redes sociais e profissionais e apoiar uma causa social por meio de arrecadação de fundos internacional. Todo o dinheiro arrecadado pelos eventos, além das contribuições em forma de patrocínio ou doações, foram destinados às mulheres da Armênia beneficiadas pelo programa AGBU Women Entrepreneurs (W.E.), um programa de desenvolvimento econômico que oferece apoio, capacitação e mini financiamentos para mulheres empreendedoras nas áreas rurais e urbanas da Armênia para que iniciem ou expandam seus negócios.

Um dia antes do início oficial do evento, os participantes tiveram um dia de turismo na cidade de São Paulo, que incluiu uma visita à Igreja Apostólica Armênia de São Jorge, guiados pelo arcebispo Nareg Berberian e pela Diretora da UGAB Brasil Monica Nalbandian. Porém o FOCUS começou oficialmente no dia 18 com um dia de workshops com 37 líderes da rede Young Professionals da UGAB, que se reuniram para refletir sobre as últimas conquistas, debater sobre os estratégias de engajar novos jovens armênios em suas próprias comunidades, e participar de exercícios de lideranças.

Mais tarde, as conversas foram estendidas a todos os participantes do FOCUS no evento Perspectivas, no Museu da Casa Brasileira. O tema do painel foi “O Futuro de Ser Armênio”. Foi moderado pela jornalista da Opera Mundi e ex-assessora da Missão Permanente do Brasil para a ONU, Patrícia Dichtchekenian, e contou com quatro painelistas: Natasha Der Avedissian, coordenadora de eventos do Instituto para o Futuro da Universidade de Nicósia (Chipre); Mikael Djanian, sócio da McKinsey & Company (Brasil); Solange Merdinian, soprano e diretora artística da New Docta (EUA); e Sarkis Semerdjian, arquiteto e sócio-proprietário da Pascali Semerdjian Arquitetos (Brasil). Foram discutidos os desafios de preservar a herança armênia, os impactos de ser armênio na vida social e profissional de cada um, e que papel a nova geração de líderes armênios pode assumir em prol da comunidade global armênia.

No dia seguinte, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma Conferência interativa que buscou ajudar os participantes colocarem em prática as ideias que surgiram durante o Perspectivas. “As atividades em grupo foram especialmente eficazes para familiarizar os participantes com os programas já existentes da UGAB e ajudá-los a se beneficiarem deles”, observou Rafael Balukian, Diretor Tesoureiro da UGAB Brasil e um dos organizadores do evento. “Para promover o crescimento das nossas comunidades, muitas vezes precisamos primeiro fortalecer e divulgar melhor os programas que já são desenvolvidos.

A conferência também contou com uma das atrações mais esperadas do FOCUS: o pitch battle entre os finalistas do prêmio e financiamento de US$ 20.000 do YP Innovators Fund, da Fundação Noubar Nazarian, criada pela família para encorajar e apoiar novas lideranças e empreendedores armênios.

A disputa foi apresentada pelos netos de Nazarian, Serge Kassardjian e Carl Balouzian. Os três finalistas foram: Anna Vartapetiance (Reino Unido); Narine Haroyan (Coreia do Sul); e Robin Koulaksezian (França). Com apenas alguns minutos para apresentar seus projetos, passaram depois por uma votação online de todo o público da Conferência. Os projetos envolviam segurança e combate ao discurso de ódio na internet, criação de um fellowship na Coréia do Sul, e uma plataforma digital e livro para compilar as diversas comunidades armênias pelo mundo. O vencedor foi anunciado no dia seguinte, durante o Gala do FOCUS.

Os dias foram destinados para encontros profissionais, mas também para ocasiões sociais e culturais. Mais tarde naquela sexta-feira, todos foram convidados ao Night Club na Sutton.

Já no sábado, reuniram-se no Bona, uma casa de música em Pinheiros, para o Arte em FOCUS, que contou com os músicos armênios Caio Simonian (bateria), Daniel Simonian (guitarra), José Carlos Keremian Simonian (saxofone e flauta), Ará Kedikian (contrabaixo) e Michael “Mikey” Sarian (trompete). Juntos, tocaram ícones da música brasileira e músicas de expoentes artistas de jazz armênios. O evento também contou com o live painting da artista Juliana Kalaigian e com trechos do documentário “We Are Mountains”, sobre Artsakh, do aclamado documentarista e produtor Federico Lemos, um dos grandes nomes do cinema uruguaio contemporâneo, com filmes disponíveis na Netflix e Amazon Prime, e que veio a São Paulo a convite da UGAB Brasil.

O FOCUS 2019 culminou na noite de Gala, no sábado, no São Paulo Jockey Club. Os organizadores Aram Apovian e Natália Hazarian anunciaram os resultados da campanha de arrecadação de fundos para o programa AGBU W.E. Com doações de todo o mundo, o total atingido foi de US $ 120.000 — o maior montante já arrecadado na história do FOCUS. Agora, mais mulheres na Armênia poderão receber um ciclo de suporte para seu empreendedorismo, contanto com aulas, mini-financiamentos, mentoria, networking e acompanhamentos. “Todos nesta sala temos referências de mulheres fortes em nossas vidas para nos inspirar a ser melhor e irmos além”, disse Hazarian. “Mas para todas as mulheres exemplares que conhecemos, certamente há outras que nunca tiveram a oportunidade de brilhar por causa da desigualdade de gênero. O AGBU W.E. ajudará a fortalecer ainda mais as mulheres na Armênia.”

Antes do jantar, os netos de Nazarian, Kassardjian e Balouzian anunciaram o vencedor do YP Innovators ‘Fund. O “Little Armenias” (pequenas armênias), de Robin Koulaksezian, levou o prêmio. De agora em diante, Robin poderá publicar seu catálogo on-line e interativo para usuários acessarem mapas, pontos de referência, igrejas, visitas guiadas, restaurantes e outros pontos de interesse em cada comunidade armênia no mundo. 

A noite seguiu com muitas outras atrações. O premiado músico clássico João Kouyoumdjian tocou duas músicas ligadas ao folclore armênio. Depois do jantar, a escola de samba Sociedade Rosas de Ouro, que ficou em segundo lugar no desfile de carnaval de 2019 em São Paulo com o tema Hayastan, também fez uma participação especial no Gala e interagiu com todos os participantes. Em seguida, o DJ Ronaldo Gasparian, de carreira internacional, ficou responsável pela pista de dança, que ainda contou com a banda de música armênia da família Tchalian.

O Brunch foi o último encontro do evento e foi realizado no Vie Rose, em Pinheiros. Lá, o FOCUS entrou em clima de despedida e troca de contatos entre os participantes. Ani Darbinyan, de Los Angeles, citou o renomado poeta armênio do século XX, crítico literário e tradutor Paruyr Sevak: “Somos poucos, mas nos chamamos de armênios”. E prosseguiu: “Não importa em que parte do mundo nos encontraremos em 2021, esse senso de comunidade será garantido”.

Resumindo os destaques FOCUS, um dos organizadores, Aram Apovian, expressou satisfação e apreço pela conquista, dizendo: “Se existem iniciativas que podem inspirar jovens armênios a voltar para casa e fazer a diferença em suas comunidades armênias locais, o FOCUS com certeza é uma delas. O encontro também teve papel fundamental em promover o orgulho de pertencer a essa rede global de armênios, na qual todos podem participar, agregar e se beneficiar.”

Até hoje, o AGBU FOCUS conectou mais de 3.000 jovens profissionais em oito cidades globais: Nova York (2001, 2007), Montreal (2003), Miami (2005), Chicago (2009), Paris (2011), São Francisco (2013), Toronto (2015), Beirute (2017) e São Paulo (2019). Para saber mais sobre o AGBU Focus, visite www.agbufocus.org. Para saber mais sobre os Empreendedores de Mulheres da AGBU (W.E.), visite: https://agbu.org/news-item/yes-w-e-can/.

Veja mais fotos, abaixo:


Deixe um comentário