Da RedaçãoTudo

Startup aérea armênia inicia operações com voos ao Irã

No último dia 15 de junho a startup Armenia Airways fez seu primeiro voo, com destino à Teerã no Irã, e iniciou suas operações em solo armênio.

A companhia, que tem sua base no aeroporto internacional armênio Zvartnots, foi fundada em 2016 e conseguiu a autorização para operação em 2018. A Armenia Arways conta inicialmente com 2 aviões em sua frota, um Airbus A310-300 e um BAE 146-300.

Terá como única concorrente em solo armênio a Armenia Aircompany, que opera desde 2016 com voos à França, Geórgia, Iraque, Israel, Líbano e Rússia.

Em 2013, o governo lançou um programa de liberalização em um esforço para abrir o mercado de viagens aéreas do país e torná-lo mais competitivo. Mas, um ano depois, esse movimento levou ao fim da Air Armenia, a principal companhia aérea do país, que seguiu o mesmo caminho de insolvência financeira de sua antecessora Armavia. Na época, o diretor-geral da Air Armenia, Arsen Avetisyan, culpou a iniciativa open-sky pelos problemas da companhia aérea.

No início deste ano, autoridades de aviação da Armênia se reuniram com a maior transportadora de baixo custo da Europa, a Ryanair, em Dublin, para discutir as possibilidades de voos diretos à Irlanda até 2020.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.

Deixe um comentário