EsportesTudo

Artsakh será sede da Copa Europeia de Futebol da ConIFA

A Confederação de Associações Independentes de Futebol (ConIFA) escolheu  o território de Artsakh para sediar a Copa de Futebol Europeia de 2019, que será realizada em junho, na capital Stepanakert.

Artsakh, conhecida antigamente por Nagorno-Karabakh é um território milenar e majoritariamente habitado por armênios, que depois da Primeira Guerra Mundial foi anexada ao Azerbaijão Soviético. Em 1994, com a assinatura do cessar-fogo pela Armênia e Azerbaijão, mediado por grupos europeus, os armênios conseguiram a independência da região, acabando com um conflito que durou praticamente 6 anos.

Artsakh-Conifa

Seleção da República de Artsakh participará pela primeira vez do torneio continental das seleções não filiadas à FIFA

Esta será a terceira edição da Copa Europeia ConIFA, um torneio continental europeu de futebol para os estados, minorias, grupos étnicos, povos sem estado e regiões não afiliadas à FIFA, com uma afiliação europeia, organizada pela ConIFA.

A primeira edição do torneio ocorreu em 2015, na Hungria, o País Székely (minoria húngara que vive na Romênia, conhecida também como Transilvânia) foi o anfitrião. A Padânia, região separatista do norte da Itália, foi a Campeã após vencer a seleção do Condado de Nice (povos que habitam a região entre a Itália e a França).

Em 2017 ocorreu a segunda edição da copa, sediada por Chipre do Norte. A seleção anfitriã foi derrotada na final pela Padânia que se sagrou Bi-campeã.

A ConIFA foi fundada em 2013 para agrupar seleções não filiadas à FIFA, a associação é responsável pela realização da Copa Do Mundo e da Copa Europeia ConIFA.

A federação de Futebol de Artsakh foi fundada em 2012, embora desde 2009 já fossem organizados alguns campeonatos de futebol na região.

Artsakh é membro da ConIFA desde 2013 e participou da Copa do Mundo de 2014 ficando em nono lugar.  Associação de Federações de Futebol do Azerbaijão tentou, sem sucesso, impedir a participação de Artsakh no campeonato.

A edição 2019 da Copa Europeia ConIFA contará com 12 seleções das quais 4 já garantiram suas vagas: A anfitriã Republica de Artsakh, a seleção da Transcarpátia, atual campeã do mundo e composta pela minoria Húngara que vive na Ucrânia, e as seleções da Padânia e Chipre do Norte, atuais Campeão e vice da Copa Europeia respectivamente. Os outros 8 participantes serão decididos no final de Janeiro.

A seleção da Armênia Ocidental, composta por integrantes da diáspora armênia, está entre as seleções que buscam uma vaga na Copa Europeia ConIFA 2019.

A Armênia Ocidental é considerada a Armênia composta pelos território anexados em 1923 pela Turquia. As milenares terras históricas eram garantidas aos armênios pelo Tratado de Sèvres (1920), mas desrespeitado e rasgado pelo líder turco Mustafa Kemal Attaturk.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário