Home Esportes Artsakh será sede da Copa Europeia de Futebol da ConIFA

Artsakh será sede da Copa Europeia de Futebol da ConIFA

A Confederação de Associações Independentes de Futebol (ConIFA) escolheu  o território de Artsakh para sediar a Copa de Futebol Europeia de 2019, que será realizada em junho, na capital Stepanakert.

Artsakh, conhecida antigamente por Nagorno-Karabakh é um território milenar e majoritariamente habitado por armênios, que depois da Primeira Guerra Mundial foi anexada ao Azerbaijão Soviético. Em 1994, com a assinatura do cessar-fogo pela Armênia e Azerbaijão, mediado por grupos europeus, os armênios conseguiram a independência da região, acabando com um conflito que durou praticamente 6 anos.

Artsakh-Conifa
Seleção da República de Artsakh participará pela primeira vez do torneio continental das seleções não filiadas à FIFA

Esta será a terceira edição da Copa Europeia ConIFA, um torneio continental europeu de futebol para os estados, minorias, grupos étnicos, povos sem estado e regiões não afiliadas à FIFA, com uma afiliação europeia, organizada pela ConIFA.

A primeira edição do torneio ocorreu em 2015, na Hungria, o País Székely (minoria húngara que vive na Romênia, conhecida também como Transilvânia) foi o anfitrião. A Padânia, região separatista do norte da Itália, foi a Campeã após vencer a seleção do Condado de Nice (povos que habitam a região entre a Itália e a França).

Em 2017 ocorreu a segunda edição da copa, sediada por Chipre do Norte. A seleção anfitriã foi derrotada na final pela Padânia que se sagrou Bi-campeã.

A ConIFA foi fundada em 2013 para agrupar seleções não filiadas à FIFA, a associação é responsável pela realização da Copa Do Mundo e da Copa Europeia ConIFA.

A federação de Futebol de Artsakh foi fundada em 2012, embora desde 2009 já fossem organizados alguns campeonatos de futebol na região.

Artsakh é membro da ConIFA desde 2013 e participou da Copa do Mundo de 2014 ficando em nono lugar.  Associação de Federações de Futebol do Azerbaijão tentou, sem sucesso, impedir a participação de Artsakh no campeonato.

A edição 2019 da Copa Europeia ConIFA contará com 12 seleções das quais 4 já garantiram suas vagas: A anfitriã Republica de Artsakh, a seleção da Transcarpátia, atual campeã do mundo e composta pela minoria Húngara que vive na Ucrânia, e as seleções da Padânia e Chipre do Norte, atuais Campeão e vice da Copa Europeia respectivamente. Os outros 8 participantes serão decididos no final de Janeiro.

A seleção da Armênia Ocidental, composta por integrantes da diáspora armênia, está entre as seleções que buscam uma vaga na Copa Europeia ConIFA 2019.

A Armênia Ocidental é considerada a Armênia composta pelos território anexados em 1923 pela Turquia. As milenares terras históricas eram garantidas aos armênios pelo Tratado de Sèvres (1920), mas desrespeitado e rasgado pelo líder turco Mustafa Kemal Attaturk.

Jonas Veras Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.

Deixe um comentário