Da RedaçãoTudo

Eleições na Armênia: Partido de Pashinian consegue 70% das cadeiras do Parlamento

DW, BBC

Os armênios apoiaram o líder dos protestos e atual primeiro-ministro em exercício, Nikol Pashinian, nas eleições parlamentares do último domingo, dia 9 de dezembro.

Com todos os votos contados, a aliança Meu Passo (Իմ քայլը) ,do qual o partido de Pashinian, Congresso Nacional, faz parte, obteve 70.4% dos votos, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Armênia. O partido Armênia Próspera terminou em um segundo lugar bem distante com apenas 8 por cento.

O Partido Republicano, que controlava o antigo parlamento e é liderado pelo ex-primeiro-ministro Serzh Sargsyan, sofreu uma grande derrota e recebeu 4,7% dos votos.

Armênia Reluzente, um partido liberal pró-ocidental, ganhou cerca de 6% dos votos

Os partidos precisavam de pelo menos 5% dos votos para ocupar um dos 132 assentos na Assembleia Nacional. Porém, a constituição da Armênia afirma que 30% dos assentos no parlamento devem ir para os partidos da oposição, então os partidos Armênia Próspera e Armênia Reluzente dividirão as vagas restantes.

O comparecimento às urnas foi baixo, cerca de 49%.

Pashinian saudou a vitória na segunda-feira, agradecendo o “povo poderoso” da Armênia.

“Eu amo todos vocês, estou orgulhoso de todos vocês, eu me curvo a todos vocês”, o ex-jornalista de 43 anos postou em sua página no Facebook.

Pashinian assumiu o cargo em maio depois de liderar protestos massivos contra a corrupção de seu antecessor, Sargsyan.

Ele então pressionou por eleições antecipadas ao renunciar em Outubro, o que consequentemente dissolveu o Parlamento, a fim de conseguir mais aliados e ganhar o controle do parlamento, que era liderado pelos republicanos de Sargsyan.

Os críticos de Sargsyan acusaram-no de tentar se manter o poder, tornando-se primeiro-ministro depois de cumprir dois mandatos como presidente. Uma emenda constitucional em 2015 mudou o sistema presidencial da Armênia para um parlamentar, concedendo mais poder ao primeiro-ministro.

Veja abaixo o resultado final:

Matérias Relacionadas
Da Redação

Nikol Pashinyan vence eleições antecipadas na Armênia

Fontes : PanArmenian, Tert.am, Hetq O partido Contrato Civil, do…
Leia mais
Da Redação

Eleições de junho e as mulheres na política da Armênia

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian Os preparativos estão em…
Leia mais
Da Redação

Pashinyan anuncia novas eleições parlamentares para Junho

Fontes : Mirror Spectator, News.am, OC Media O primeiro-ministro da…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário