Da RedaçãoTudo

Novidade na política da Armênia

O EX- CHANCELER VARTAN OSKANIAN FILIA-SE AO PARTIDO DA PROSPERIDADE DO MILINÁRIO GAGYK TZARUKYAN –

Fontes combinadas –

Nas proximidades de mais uma eleição parlamentar que vai se realizar dia 6 de maio próximo, a vida política da República da Armênia tem a confirmação legal de uma notícia que há semanas vem agitando a agenda política do país.

O Ex-Chanceler Vartan Oskanian se filiou recentemente ao Partido da Prosperidade, agremiação fundada pelo ex-esportista, megaempresário e deputado Gagyk Tzarukyan que conta com uma grande bancada no parlamento e é aliado eventual do Partido Republicano do Presidente Serge Sarkizian.

Essa aliança política está vinculada com certeza as articulações para as futuras eleições presidenciais. O influente Gagyk Tzarukyan tem profundas divergências com o Presidente Serge Sarkizian e reluta em apoiar uma reeleição ou mesmo aliar-se a qualquer candidato do atual Presidente.

Como Tzarukyan é muito ligado ao ex-presidente Robert Kotcharian com quem tem diversas parcerias e sociedades nos negócios, a presença de Vartan Oskanian, intelectual respeitado e influente no seu partido, é um sinal da costura de uma ampla aliança para derrotar o grupo de Serge Sarkyzian. O xadrez é bastante complexo uma vez que Kotcharian é do mesmo partido do Presidente.

Oskanian é o mentor da Fundação Civilitas, importante organização que atua como think tank na discussão e formulação de politicas públicas para a Armênia.

A presença do ex-chanceler na política partidária pode ter múltiplos desdobramentos. Alguns acreditam na volta de Kotcharian a uma eventual candidatura majoritária. Outros acreditam que Tzarukyan convidou Oskanian para costurar a candidatura do poderoso empresário, maior representante da nova oligarquia. Muitos ainda acreditam que o próprio Oskanian pode se lançar como candidato a presidência apoiado pela dupla Tzarukyan-Kotcharian além de importantes forças da diáspora.

Na semana passada Oskanian discursou já como principal liderança do Partido da Prosperidade durante o congresso da agremiação. Suas palavras finais foram: “ Nosso partido acredita fielmente que devemos trabalhar todos juntos pelo futuro da nossa nação”, num claro apelo a unidade nacional e a convergência de forças políticas. Certamente o jogo político vai ter novos lances nos próximos meses.

Deixe um comentário