Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

George Clooney é preso em protestos patrocinados pela ANCA contra atrocidades no Sudão

Na última sexta-feira, o ANCA, maior organização na defesa da Causa Armênia dos EUA, participou como co-patrocinadora de uma manifestação em frente à Embaixada do Sudão, em Washington. O protesto visava chamar a atenção do governo dos EUA e de outros países para as atrocidades na fronteira entre o Sudão e o Sudão do Sul, país recentemente formado em janeiro de 2011.

O Presidente do Sudão, Omar El Bechir, condenado por diversos organismos internacionais por crimes contra a humanidade, ordenou que suas tropas impeçam a chegada de ajuda humanitária ao Sudão do Sul e outras regiões, como Darfur, que ficou conhecida pelos massacres e deportações, Vale do Nilo e  Montes Nubia, onde mais de 500.000 pessoas passam por fome extrema.

A diretora de assuntos governamentais do ANCA, Kate Nahapetian, presente com muitos ativistas armênios, afirmou: “Como americanos de ascendência armênia, viemos aqui trazer nosso testemunho de que, em função do não reconhecimento do genocídio armênio de 1915, esses tristes fatos continuam a ocorrer até hoje”.

Desde julho de 2011, o ANCA trabalha com outras ONGs, think tanks, associações para que os crimes sudaneses sejam severamente punidos pela comunidade internacional.

O apoio de diversas personalidades, como Martin Luther King III, neto do grande líder pacifista, George Clooney, conhecido astro cinematográfico, e muitos deputados democratas, chamou ainda mais a atenção para a manifestação.

De forma truculenta, o ator George Clooney e seu pai, que também apoiava a manifestação, foram presos junto com outros ativistas. Liberados mediante pagamento de fiança, eles prometeram continuar a protestar.

O ANCA continua a representar dignamente os armênios dos EUA e participar na linha de frente da luta pelos direitos humanos.

Deixe um comentário