Da RedaçãoEurovisionTudo

Cantores armênios recusam participação no Eurovision 2012 em Baku

Atualizado em 07/03/2012 –  BBC 

Agora é oficial!

Os representantes da Armênia não participarão do Eurovision 2012 que será realizado em Baku, capital do Azerbaijão.

A Armênia e o Azerbaijão estão em conflito desde o final da União Soviética devido ao enclave de Nagorno Karabakh (Artsakh), região históricamente armênia “cedida” ao Azerbaijão em 1920, por Josef Stalin. Ao final da união Soviética, os Armênios retomaram o território e, desde então, o conflito vem se arrastando. Em 1994, foi assinado um cessar fogo que nunca foi respeitado e vem sendo violado quase que diariamente pelo exército Azeri.

Hoje, a Televisão Pública da Armênia acusou o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, de fazer comentários hostis nos últimos dias.

“Apesar do fato das autoridades do Azerbaijão terem dado garantias de segurança para todos os países participantes, alguns dias atrás o presidente do Azerbaijão fez uma declaração que o inimigo número um do Azerbaijão são os armênios”, disse em um comunicado citado pela agência de notícias AFP.

“Não há lógica para o envio de um participante para um país onde ele será recebido como um inimigo.”

Em um discurso sobre o governo local em 28 de fevereiro, que foi publicado no site do líder do Azerbaijão , Ilham Aliyev: “Nossos inimigos principais são os armênios do mundo e os políticos hipócritas e corruptos sob seu controle.”

Asbarez, ArmenianPulse, Times

24/02/2012

No dia 23 de fevereiro, vários cantores armênios divulgaram uma carta direcionada à Companhia de Radiodifusão Europeia e ao canal Armenian Public TV, que fala sobre o boicote ao Eurovision 2012 em Baku.

A mensagem diz:
“No dia 23 de fevereiro, um atirador do Azerbaijão matou o soldado armênio Albert Adibekyan, na região de Tavush, vila de Chinari. E isso aconteceu na ocasião em que mediadores do caso Nagorno Karabakh pediram que os dois lados removessem atiradores da linha de contato.

O lado armênio declarou várias vezes que está pronto para dar esse passo. Como podemos ver, o Azerbaijão não aceita essa oferta e aproveita cada oportunidade que tem para derramar o sangue armênio. Nessa situação, anunciamos publicamente que temos grandes suspeitas quanto à participação da Armênia no concurso musical Eurovision 2012 em Baku.”

Os autores do anúncio disseram que se recusavam a participar do concurso musical. “Nos recusamos a participar em um estado que é bem conhecido pelos massacres armênios, um estado onde a armêniofobia atingiu o nível oficial e um estado em que é proibido uma pessoa de origem armênia entrar.” Os cantores também lembraram da tragédia de Gurgen Margaryan, um armênio que foi morto pelos azeris durante um evento organizado pela NATO em Budapeste, 2004. Os cantores pediram ao canal Armenian Public TV que se recusasse a enviar qualquer participante ao Azerbaijão e acrescentou que estariam dispostos a participar do concurso se este acontecesse em um outro país, em que cantores armênios estariam em segurança.

A declaração é assinada por 22 cantores, incluindo 3 participantes de edições passadas do Eurovision:
Artur Grigorian, Nune Yesayan, Hayko, Arthur Ispiryan, Emmy, Nadezhda Sargsyan, Eric, Vartan Badalian, Eva Rivas, Lilit Hovhannisyan, Vahram Petrosyan, Arman Hovhannisyan, Alla Levonian, Aramo, Warrior Amyan, Emma’s, Arsen / Mro, Sofi Mkheyan, Hasmik Karapetyan, Aida Sargsyan, Arsen Grigoryan e Nara

Violações do cessar fogo na linha de contato custam várias vidas anualmente. Ano passado 20 recrutas armênios e azeris foram mortos por causa das violações.

A Armênia começou a participar do Eurovision em 2006, com a música “Without Your Love”, interpretada por André, nascido em Nagorno-Karabakh; ele levou o país à final da competição e rendeu a 8ª colocação naquele ano. Resultado repetido em 2007, com “Anytime You Need”. Em 2008, a Armênia teve sua melhor colocação com “Qélé, Qélé”, em 4º lugar. Em 2009, ocupou o 10º lugar com “Jan Jan” e em 2010, o 7º lugar com “Apricot Stone”. Ano passado a Armênia teve seu pior resultado, pela primeira vez não conseguindo nem passar das semifinais após a polêmica indicação de Emmy para interpretar a música “Boom Boom”.

Deixe um comentário