Da RedaçãoTudo

Praça da República da Armênia é inaugurada no Uruguai

Asbarez

Uma praça dedicada à República da Armênia foi inaugurada no dia 7 de janeiro em Punta del Este, Uruguai, com uma escultura de uma mulher armênia feita por Gor Davtyan, um artista de Ijevan, que a doou como sinal de apreciação por dedicar o local público em homenagem à Armênia.

O projeto foi desenvolvido em conjunto entre a Embaixada da Armênia e o Município de Maldonado, após uma resolução aprovada em dezembro de 2015. Participaram da cerimônio o prefeito de Maldonado Andres Antia Behrens, o prefeito de Punta del Este Andres Jafif e o ministro do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, juntamente com o Embaixador da Armênia na Argentina, Uruguai, Chile e Peru, Esther Mkrtumyan, o Primaz da Igreja Apostólica Armênia no Uruguai, Arcebispo Hagop Kelendjian e representantes do Comitê Nacional Armênio do Uruguai.

“A comunidade armênia tem muito trabalho em equipe e muitas pessoas”, disse Andrés Jafif. “Trabalhamos há muitos anos neste lugar e eu acho nossa comunidade merece, em um lugar bonito como Punta del Este. Nossa comunidade ganhou o carinho de todos os uruguaios, uma comunidade forte e trabalhadora que continua a manter suas tradições “, acrescentou Liliam Kechichian.

A ação é um sinal de amizade que ocorre no marco do 25º aniversário do estabelecimento de Relações Diplomáticas entre a República Oriental do Uruguai e a República da Armênia e o centenário da diáspora armênia no Uruguai. Além disso, durante o evento Punta del Este e Ijevan foram declaradas cidades irmãs.

A embaixadora Esther Mkrtumyan lembrou que “há 25 anos, com o estabelecimento de relações diplomáticas entre o Uruguai e a Armênia, o afeto tradicional entre nosso povo se transformou em amizade e cooperação bilateral, em estreita cooperação pela paz e harmonia entre as nações”.

Deixe um comentário