Da Redação

Yerevan recebe os primeiros pontos de ônibus abastecidos com energia solar

Asbarez

A capital da Armênia, Yerevan, deu outro passo importante para o futuro energizado por energia solar. O chefe da Delegação da União Europeia, o embaixador da UE na Armênia Piotr Świtalski, testou a primeira parada de ônibus abastecida por energia solar da cidade como parte da iniciativa EU Energy Days 2017.

A Delegação da União Europeia na Armênia iniciou a instalação de painéis solares em duas paradas de ônibus de Yerevan para promover o uso de energia renovável no país. Situado nas ruas de Moskovyan e Baghramyan, os pontos de ônibus permitirão que residentes e visitantes de Yerevan recarreguem seus celulares e outros aparelhos eletrônicos com energia solar gratuita. Cada parada de ônibus com energia solar pode carregar até 24 telefones diariamente.

Realizada sob a égide da iniciativa EU Energy Days pela Delegação da União Europeia na Armênia, nas suas instituições parceiras e nos projetos financiados pela UE, realizou-se uma série de eventos entre 3 e 7 de julho de 2017 em Yerevan e arredores para destacar as reformas no setor de energia implementadas com o apoio da União Europeia, bem como para mostrar os desenvolvimentos recentes e para compartilhar perspectivas de promoção de práticas de energéticas renováveis, alternativas e sustentáveis ​​na Armênia através de projetos financiados pela UE e parceiros institucionais. O objetivo desta iniciativa foi também aumentar a conscientização sobre tendências e ações de eficiência energética, segurança e diversificação na Armênia entre cidadãos, instituições públicas e privadas, empresas e grupos de jovens ativos.

A Semana EU4Energy apresentou discussões em fóruns, conversas públicas e visitas a locais para apresentar o impacto de projetos financiados pela UE no setor de energia e ajudar as comunidades urbanas e rurais da Armênia a aumentar a eficiência energética.

O Embaixador da UE na Armênia, Piotr Świtalski, comenta sobre os Dias da Energia da UE na Armênia: “O setor de energia na Armênia é e continuará a ser uma prioridade fundamental para a UE nos próximos anos; Ele responde como uma das principais restrições para o crescimento econômico e aumenta as condições de vida de muitos armênios nas regiões, além de ajudar a fortalecer a independência energética “.

A União Europeia ampliou a assistência a longo prazo para aumentar a eficiência energética da Armênia local, regional e nacionalmente.

Um marco importante para a Armênia foi a adesão ao Acordo da Europa Oriental em matéria de Eficiência Energética e Meio Ambiente (E5P) em março de 2016. O acordo assinado com o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) com contribuição de 10 milhões de euros para a E5P, permite à Armênia acessar fundos de doações de € 20 milhões. Os fundos são projetados para projetos municipais prioritários de eficiência energética e ambientais, como a reabilitação de sistemas de água e águas residuais, gerenciamento de resíduos sólidos, iluminação pública e isolamento de edifícios públicos.

Um projeto de grande escala financiado pela UE com um papel estratégico vital na região é a rede de transmissão do Cáucaso, implementada em parceria com a KFW e o BEI. Prevê a construção de um intercâmbio de energia transfronteiriço entre a Armênia e a Geórgia através de uma estação HVDC / back-to-back. O projeto promoverá a diversificação do fornecimento de energia na Armênia e integração regional.

Outro grande projeto direcionado ao setor de energia é o acesso a energia renovável e eficiente nos municípios Vayk e Spitak (AREEM). Apoiado pela União Europeia e implementado pela Habitat for Humanity Armenia, pretende economizar 15% a 30% de energia em 45 edifícios residenciais e 2 edifícios públicos das cidades de Spitak e Vayk, reduzir as emissões de CO2, aumentar a conscientização e o conhecimento dos inquilinos em edifícios residenciais selecionados sobre a importância da eficiência energética e aumento da capacidade dos municípios de Spitak e Vayk para implementar projetos de energia sustentável.

Deixe um comentário