ConheçaCulturaDa RedaçãoTudo

25 coisas surpreendentes que você provavelmente não sabia sobre a Armênia

Via Telegraph/TelegraphTravel


A Armênia é uma terra de vistas épicas, igrejas em ruínas e muitas surpresas  CRÉDITO: AP/FOTOLIA

Faz 25 anos que a Armênia ganhou independência da União Soviética e, para marcar a ocasião, Telegraph Travel descobriu algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre o país.

1. É o lar da adega mais antiga do mundo

Pelo menos é o que os arqueólogos afirmam: em 2011 descobriram o que se pensa ser a adega mais antiga do planeta, encontrada, de todos os lugares, numa caverna perto da aldeia de Areni.

Arqueólogos contam que o vinho tem sido bebido aqui há mais tempo do que em qualquer outro lugar. CRÉDITO: AP/FOTOLIA

2. Foi a primeira nação a adotar o Cristianismo …

O cristianismo se espalhou para o agora extinto Reino da Armênia logo após a morte de Jesus, embora tenha demorado até o início do século 4 para que ele tenha sido adotado como a religião do Estado. Ainda assim, isso foi mais cedo do que qualquer outro país do planeta.

3. … E tem as igrejas para provar isso

Desde monastérios milenares até catedrais em ruínas, a Armênia está espalhada de lugares de culto cristãos: eles não chamam isso de “terra das igrejas” por nada. É impossível identificar a melhor basílica da terra, mas um dos nossos favoritos é o mosteiro Tatev do século IX; Um edifício impressionante em uma área de beleza incessante.

Igrejas requintadas, catedrais e mosteiros abundam na Armênia CRÉDITO: ALAMY

4. O xadrez faz parte do currículo

O que explica porque os armênios são tão bons nisso. Na verdade, desde que se libertou da União Soviética, o país provou ser um campeão mundial no esporte: a equipe masculina venceu o Campeonato Europeu de Equipes (1999), o Campeonato Mundial de Equipes (2011) e a Olimpíada de Xadrez (2006, 2008, 2012), enquanto a equipe feminina conquistou o Campeonato Europeu (2003).

5. Perdeu 1,5 milhão de pessoas no Genocídio Armênio

Em 1915, o governo otomano orquestrou o extermínio sistemático de 1,5 milhão de armênios, um ato conhecido como o Genocídio Armênio. A Turquia, o estado sucessor do Império Otomano, nega que fosse um genocídio, mas os governos de 28 países – incluindo Grã-Bretanha, Rússia e França – reconhecem os acontecimentos como um ato de genocídio.

O complexo memorial do Genocídio armênio está localizado em Tsitsernakaberd CRÉDITO: ALAMY

6. Mais armênios vivem no exterior do que na Armênia

Os eventos de 1915 forçaram milhões de armênios a fugir para o exterior, onde estabeleceram comunidades fortes nos EUA, Rússia e França. Acredita-se que sejam cerca de 5,6 milhões de pessoas de ascendência armênia que vivem no exterior, o que é maior do que a população da Armênia (3 milhões).

7. Tem conexões de celebridades

A Armênia é a pátria ancestral de Cher, Andre Agassi e Serj Tankian, o líder da banda de metal americano, System of a Down, um dos grupos na vanguarda da divulgação das injustiças do Genocídio Armênio. A Armênia também é parcialmente responsável pelos Kardashians – o pai Robert foi o americano armênio de segunda geração.

Kardashians prestam seus sentimentos na Armênia

8. Os armênios acreditam que sabem onde a Arca de Noé está

Há uma crença generalizada na Armênia de que a Arca de Noé está embutida no gelo no Monte Ararat. Apesar de muitas expedições, a arca nunca foi encontrada, mas isso não impede que apareça no brasão da Armênia.

Poderia os flancos gelados do Monte Ararat responder aos mistérios que cercam a Arca de Noé CRÉDITO: ALAMY

9. O seu símbolo nacional está na Turquia

O monte Ararat, que é coberto de neve, é o principal símbolo nacional da Armênia e é considerado por muitos armênios como sagrado. O maciço foi destacado proeminentemente em arte e literatura armênia e é retratado no brasão do país, no entanto, ele está localizado no interior do país. Nem sempre foi assim: a montanha sagrada passou entre o Reino da Armênia, a Pérsia, a Rússia e a Turquia.

10. Tem uma das capitais mais antigas do mundo …

A capital da Armênia, Yerevan, é uma das cidades mais antigas habitadas do mundo, construída como era 29 anos antes de Roma. Perdida pelo monte Ararat, coberto de neve, a capital tem um número desconcertante de edifícios históricos, para não mencionar uma grande variedade de excelentes museus.

11. … que é conhecida como “Cidade Rosa”

Yerevan obtém a sua linda cor-de-rosa (e  apelido) da rocha vulcânica rosada que foi usada para construir muitos dos edifícios da cidade.

Sem prêmios para adivinhar por que eles chamam Erevan, a “Cidade Rosa” CRÉDITO: AP/FOTOLIA

12. Churchill tinha um gosto pelo conhaque armênio …

Durante a Segunda Guerra Mundial, Joseph Stalin enviou várias dezenas de caixas de conhaque armênio para Winston Churchill, que o primeiro-ministro britânico consumiu com entusiasmo. Seu amor por conhaque não era um segredo: por sua própria estimativa, ele tinha bebido bastante conhaque para preencher três carruagens ferroviárias quando ele tinha 71 anos.

Churchill é conhecido por ter escondido seu quinhão de conhaque armênio CRÉDITO: ALAMY

13. Na verdade, o conhaque armênio oleou as rodas de Yalta

A Conferência de Yalta – uma reunião na Criméia entre Winston Churchill, Joseph Stalin e Franklin D. Roosevelt para discutir a reorganização pós-guerra da Europa – acredita-se que tenha sido amplamente alimentada pelo conhaque e pelo vinho armênio. Um dos assessores de Churchill em Yalta escreveu sobre o primeiro-ministro então britânico “bebendo baldes de champanhe caucasiano que prejudicaria a saúde de qualquer homem comum”.

14. Tem um teleférico quebra-recorde

De acordo com a Guinness World Records, o teleférico de pista dupla sem paradas mais longo é o Tatev Aerial Tramway, que gira em 5.752 m (18.871ft) de comprimento. O espectacular teleférico conecta a aldeia de Halizor com o mencionado mosteiro Tatev, oferecendo vistas espectaculares sobre o desfiladeiro do rio Vorotan.

Tatev Aerial Tramway é melhor evitado se você sofrer de vertigem CRÉDITO: ALAMY

15. Está tecnicamente em guerra

As relações entre a Armênia e o vizinho Azerbaijão foram carregadas por anos e os dois países estão tecnicamente ainda em guerra. A questão centra-se em Nagorno-Karabakh, uma área do sudoeste do Azerbaijão, povoada em grande parte por armênios étnicos. Apoiado pela Armênia, tentou separar-se do Azerbaijão em 1994 provocando uma guerra sangrenta entre as duas nações. Um cessar-fogo negociado na Rússia foi assinado em 1994, mas novas lutas estouraram este ano.

16. Você pode ir esquiar lá

A principal estância de esqui na Armênia é Tsakhkadzor, que tem cerca de 27 km de pistas, além de seis elevadores para chegar até lá. Espere pagar cerca de 8500 dramas armênios (cerca de £ 17) para um passe de esqui de dia.

17. É grande em pássaros

A Armênia é um deleite para apreciadores de pássaros raros, casa de 345 das 530 espécies de aves estimadas da Europa. Os destaques incluem falcões, cisnes e águias, que também figuram no brasão armênio.

As cegonhas são abundantes na Armênia, onde são consideradas animais sagrados CRÉDITO: AP / FOTOLIA

18. As pessoas são tão duras quanto as unhas

A Armênia ganhou um ouro e três medalhas de prata nas Olimpíadas de Rio, todas em luta ou levantamento de peso. Não precisa dizer mais nada.

19. Eles meio que gostam da Shakira

Muitos armênios ficaram encantados de saber sobre o fantástico passo de Shakira em um concerto no Azerbaijão vizinho, pelo qual a cantora colombiana caminhou no palco carregando sua bandeira nacional de cabeça para baixo, transformando-a no padrão armênio. Oops.

20. O seu pão é listado na Unesco

As mesas de jantar são raramente sem grandes pilhas de lavash, um pão plano saboroso que é a pedra angular da cozinha armênia. Tão importante é este humilde prato que foi colocado na lista da Unesco de Patrimônio Cultural Imaterial em 2014.

 

Os padeiros fazem o lavash listado pela Unesco da maneira tradicional CRÉDITO: ALAMY

21. Possui o maior lago do Cáucaso

E que beleza ele é, também. Abrindo um sexto do território da Armênia, o lago Sevan é dominado pelo deslumbrante complexo monástico Sevanavank, que é uma das principais atrações do país.

O complexo monástico Sevanavank tem vista para um lago lívido límpido CRÉDITO: AP/FOTOLIA

22. Suas mulheres são as mais sexy do mundo

Pelo menos, de acordo com uma pesquisa duvidosa de 44 mil homens dos EUA, que votaram nas mulheres armênias como as mais sexy do mundo. Os resultados foram talvez espelhados com a ubiquidade de Kim Kardashian, que famosa “quebrou a internet” com o seu photoshoot nua para a revista Paper.

23. Eles não têm muita sorte com o pé

Apesar de ser esporte nacional da Armênia, o futebol não é algo que els desempenha particularmente bem – pelo menos não no cenário internacional. Desde que ganhou independência da União Soviética, o país não conseguiu se qualificar para o UEFA Campeonato Europeu de Futebol ou a Copa do Mundo FIFA.

24. Tem três locais no Patrimônio Mundial da Unesco

Que são: os mosteiros de Haghpat e Sanahin; A catedral e as igrejas de Echmiatsin e o sítio arqueológico de Zvartnots; E o mosteiro de Geghard e o Alto Azat Valley.

Você pode explorar o mapa clicando aqui.

25. Há um monumento do alfabeto armênio

Quando o alfabeto armênio comemorou seu 1.600º aniversário em 2005, as autoridades ergueram 39 estátuas de pedra retratando suas letras perto do último lugar de repouso do homem que o criou, Mesrop Mashtots. Os visitantes podem visitar as letras gigantes, que estão orgulhosamente em pé na cidade de Aparan.

 

Letras gigantes comemoram o homem que inventou o alfabeto armênio CRÉDITO: ALAMY

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

6 Comentários

Deixe um comentário