Da RedaçãoDestaqueGenocídio Armênio

Armênios da Síria estão fugindo para a sua ancestral terra natal

Via The Economist


A guerra pode acabar com a história de um século da minoria cristã

Quando a guerra estourou na Síria em 2011, algumas das famílias mais ricas da minoria armênio cristã do país fugiram para Yerevan, a capital da Armênia, onde alugaram apartamentos de luxo na Avenida Norte da cidade. Senti, alguns diriam mais tarde, como se estivessem de férias. O governo lhes atribuiu espaço em uma escola local, onde os professores sírios que fugiram como refugiados continuaram a instruir seus filhos usando o currículo sírio. Levou algum tempo para que eles percebessem que poderiam nunca mais voltar para casa.

A guerra civil de seis anos da Síria forçou mais de 5 milhões de seus cidadãos a buscar refúgio fora do país. Em 2015-16 centenas de milhares percorreram os Balcãs, buscando segurança na Europa. Mas quase nenhuma da minoria armênia da Síria tomou essa rota. Em vez disso, muitos foram para a Armênia. Com a sua própria população encolhida pela emigração (caindo de 3,6 milhões em 1991 para 3 m hoje), a Armênia ficou feliz em receber tantos armênios sírios – a maioria educados, de classe média e empreendedores – quanto puder.

Antes da guerra, cerca de 90 mil armênios étnicos viviam na Síria, dois terços deles em Alepo. Muitos foram descendentes de antepassados ​​que fugiram de sua pátria em 1915, escapando de massacres otomanos sistemáticos e limpeza étnica. Para a maioria deles, a guerra civil pôs fim a uma história de um século. Hrair Aguilan, um empresário de 61 anos, investiu suas economias de vida em uma fábrica de móveis em Aleppo, pouco antes da guerra, apenas para vê-la destruída. Agora ele está em Yerevan para ficar. “Isso durou cem anos. Está terminado”, diz Aguilan. “Não há futuro para os cristãos no Oriente Médio”.

Acredita-se que não amis do que 30.000 armênios sírios permaneçam na Síria. Muitos se dispersaram para o Líbano, Canadá, Turquia, os estados do Golfo Persa e em outros lugares. O resto, até 30.000, foi para o que eles consideram a terra-mãe. (Alguns já mudaram para outros países.) Os ricos, que acharam fácil de se mover, vieram primeiro. Outros tentaram esperar a guerra na Síria, fugindo apenas quando seus meios estavam exaustos. Eles chegaram na Armênia com nada.

Vartan Oskanian, ex-ministro das Relações Exteriores da Armênia, que nasceu em Alepo, disse que muitos dos refugiados começaram pequenas empresas. Na Síria, os membros da minoria armênia tendiam a ser profissionais qualificados ou artesãos; Eram conhecidos como joalheiros, médicos, engenheiros e industriais. Os armênios nativos estão encantados com os restaurantes abertos pelos recém-chegados, que trouxeram sua cozinha muito mais apimentada para um país onde a comida (e quase todo o resto) tem sido influenciada pelos sabores sem graça da Rússia.

Quase todos os refugiados acabaram em Yerevan, além de cerca de 30 famílias de uma área agrícola, que foram reassentadas em Nagorno-Karabakh, território armênio que é disputado com o Azerbaijão. Alguns jovens que haviam lutado no exército sírio se ofereceram para servir na linha de frente desse conflito, mas muitos mais jovens armênios sírios esperam pedir a cidadania armênia para que eles não tenham que fazer o serviço militar.

Vasken Yacoubian, que já dirigiu uma empresa de construção civil em Damasco, dirige agora o braço armênio da União de Benevolência Geral da Armênia (AGBU), uma instituição de caridade global. Ele diz que os refugiados ainda estão chegando da Síria, se não estiverem em grande número. Alguns já voltaram, especialmente aqueles com propriedade (apenas para tentar vendê-la). Alguns armênios sírios argumentam que eles têm o dever de retornar: a sua diáspora forma um importante ramo da civilização armênia e deve ser preservada.

No entanto, o Sr. Oskanian diz que aqueles que voltaram para a Síria vêem pouco futuro para a comunidade lá. Na Síria, os armênios apoiaram firmemente o regime de Bashar al-Assad, que os protegeu da perseguição por extremistas muçulmanos. Mas esse governo controla apenas uma parte do território da Síria, e o destino de Assad em qualquer acordo de paz é incerto. Enquanto isso, funcionários do Ministério da Diáspora da Armênia, que foi pego despreparado pelo influxo dos sírios, não estão a correr riscos. Eles estão fazendo planos de contingência no caso de um novo conflito entrar em erupção no Líbano, enviando milhares de armênios libaneses a caminho deles.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário