CulturaDa RedaçãoEventos

Armênia é destaque em prêmio internacional de vinhos

Via panorama.am

Vinícolas armênias ganham 23 medalhas em prêmio internacional de vinhos

As vinícolas armênias registraram um sucesso sem precedentes no “MUNDUS VINI 20º Grand International Wine Awards”, realizado na Alemanha, em 25 de fevereiro. O Ministério da Agricultura relata que os produtos apresentados pelas empresas de vinho armênio ganharam 23 medalhas no total, incluindo 10 de ouro e 13 de prata.

Como informa o comunicado, no total 58 variedades de vinhos espumantes e fortificados armênios representados por 19 vinícolas  foram apresentados ao júri internacional altamente qualificado, composto por cerca de 200 enólogos, vinicultores, comerciantes de vinhos profissionais, sommeliers e jornalistas experientes com vinicultores armênios, Chefe de Delegação “Trinity” Companhia Artem Parseghian entre eles.

O concurso registrou cerca de 6.000 inscrições de 44 países representando as principais regiões vitícolas do mundo. Com o número de prêmios conquistados, a Armênia deixou para trás países como a Geórgia (4 Ouro, 7 Prata), Moldávia (8 de Ouro, 12 de Prata), Macedônia (6 de Ouro, 3 de Prata), Romênia (6 Ouro, 5 prata) e China (1 Ouro, 1 Prata). Em termos do total de medalhas conquistadas, a Armênia dividiu a 14ª posição com a Nova Zelândia e a Hungria.

Entretanto, no âmbito do prêmio internacional, o diretor da vinícola “Golden Grape Armas”, Viktoria Aslanyan, fez uma apresentação sobre os vinhos armênios que foi reconhecida como a melhor apresentação.

A participação das vinícolas armênias no evento foi facilitada pela Fundação Viticultura e Vinificação da Armênia apoiada pelo Centro para a Promoção de Importações de Países em Desenvolvimento (CBI).

Como reporta o serviço de imprensa do Ministério da Agricultura, o objetivo principal da participação na feira era introduzir o vinho armênio para compradores estrangeiros e buscar a expansão do mercado de consumo. O Ministério também divulgou a lista dos vencedores.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário