ConheçaTudo

A primeira bomba atômica da União Soviética foi criada na Armênia. Leia o documento da CIA

A CIA tornou público 13 milhões de páginas de documentos que antes estavam disponíveis apenas no arquivo de Maryland (EUA). Com informações do Asbarez.

De acordo com um documento de 18 de janeiro de 1950, Lavrentiy Beria supervisionou a produção de bombas atômicas na União Soviética, que tinha liberdade de ação ilimitada por Stalin. Ele escolheu a área do Lago Sevan para a produção de bombas atômicas, especialistas exigiam poderosas usinas hidrelétricas para abastecer a produção e o lago, com seus 28 afluentes, combinava com as exigências que não podiam ser atendidas pelas cidades atômicas de Ural e Sibéria.

A partir de 1950, a área entre o monte Aragats e o planalto de Kanair passou a ser uma zona secreta. As fábricas de bombas atômicas foram construídas em seis cavernas ao longo da costa basáltica do rio por prisioneiros de guerra alemães e escravos soviéticos, seguindo planos elaborados por especialistas alemães que construíram fábricas subterrâneas de Hitler na Alemanha e na Áustria.

Parte da maquinaria foi encomendada de fábricas domésticas, e o restante foi importado da Alemanha.

Em janeiro de 1948, começou o transporte de minério de urânio da Saxônia e da Tchecoslováquia. A energia foi extraída de 10 novas usinas hidrelétricas, bem como das usinas de Dzorages e Yerevan. Todas as outras empresas industriais foram forçadas a usar energia elétrica mínima. O diretor técnico e científico da estação atômica era Arakelyan, que era colega de escola de Mikoyan (chefe de estado armênio da URSS), e apreciou a confiança de Stalin.

A primeira bomba atômica foi criada na Armênia em fevereiro 1949, e a primeira explosão ocorreu na Ural oriental em 10 julho 1949. As inteligências americanas e britânicas tomaram conhecimento da explosão em setembro do mesmo ano.

Veja o documento oficial da CIA abaixo (em inglês)
CIA-RDP80-00809A000600320186-0

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário