CulturaEurovisionTudo

Armênia anuncia representante do Eurovision 2017 após competição emocionante

A competição mais importante da música na Europa se aproxima e os países participantes começam a apresentar seus representantes para o Eurovision 2017.

 

A Armênia parte para sua 11ª participação desde 2006 (se negou a participar em 2012 na edição que aconteceu no Azerbaijão) e tenta melhorar a colocação na final, que até agora é de quarto lugar (em 2008 e 2014).

 

A AMPTV (Televisão Pública da Armênia) é a responsável pela organização do país na competição e também responsável pela indicação do representante e música que competirão. Não existe uma regra do Eurovision de como cada país deve escolher o cantor ou cantora, fica sempre a cargo da emissora representante. A AMPTV já fez concurso entre artistas escolhidos, com voto de juri, com voto popular, nos mais variados formatos. Porém, nas ultimas 3 edições a escolha foi feita internamente, sem concurso, sem votação, sem escolha. Duas dessas escolhas se saíram muito bem nos resultados finais (Aram MP3 e Iveta Mukuchyan) mas o público armênio ainda sentia falta de ter sua voz ouvida.

 

Para a edição do próximo ano, a AMPTV voltou às origens e organizou um grande evento para escolha do representante, com direito a fórmulas de sucesso de grandes competições musicais da televisão.

 

Dessa vez, o programa intitulado Depi Evratesil (Rumo ao Eurovision) tinha inscrição aberta para armênios e descentes de qualquer lugar do mundo, que teriam de passar por várias fases de seleção até que, após 3 meses de competição, restasse apenas um (ou uma) finalista.

 

No júri, seis entre os grandes nomes dos antigos representantes de Eurovision: Iveta Mukuchyan (7º lugar em 2016), Essaï Altounian (parte do grupo Genealogy, 16º em 2015), Aram MP3 (4º lugar em 2014), Anush Arshakyan (10º lugar em 2009 com a irmã, Inga), Inga Arshakyan (participou com a irmã em 2009 e também em 2015 com o Genealogy) e Hayko (8º em 2007).

Inicialmente, 80 inscritos pré-selecionados participaram de audições de dois minutos frente aos jurados. Para avançar, o competidor precisava do voto favorável de pelo menos 3 jurados.

 

Na segunda fase, em setembro, os 37 restantes disputaram lugares nos times dos jurados. Nos últimos 10 segundos de apresentação o jurado poderia apertar um botão e, se fosse o primeiro a apertar, ganhava o cantor no seu time. Se ninguém apertasse, o participante era eliminado. Formaram-se então seis times com 4 participantes cada.

 

Em novembro, os jurados escolheram dois cantores de seus próprios times para disputar entre si uma vaga na próxima fase. Ao final das apresentações, o júri dava pontos para cada um dos participantes, sendo que os pontos do jurado do time tinham mais peso.

 

Os dois participantes restantes de cada time disputavam entre si, mas dessa vez só o jurado do time escolhia quem continuava. Assim eram escolhidos os 6 finalistas da competição, cada um com um jurado “padrinho”.

 

Nas semifinais aparece pela primeira vez o voto do público, que, junto com o voto de um júri especial, eliminou 2 participantes na primeira semifinal e mais 2 na segunda semi, restando apenas dois grandes finalistas.

 

Artsvik e Marta

A grande final aconteceu na véspera do natal do ocidente (o natal armênio acontece no dia 6 de Janeiro), dia 24 de Dezembro, entre Marta (competidora de Anush) e Artsvik (competidora de Essaï), que cantaram duas músicas e foram votadas pelo público e por um júri especial.

 

Com 70% dos votos totais, Artsvik foi a grande campeã e será a representante armênia do Eurovision 2017 em Kiev, na Ucrânia.

 

Artsvik nasceu na cidade armênia de Kapan em 21 de outubro de 1984, durante a época da República Socialista Soviética Armênia (SSR Armênia). Como uma criança, sempre gostou do mundo da música e em 2010 começou sua carreira. Em 2013 foi a primeira vez que ficou conhecida internacionalmente, se tornou concorrente na segunda temporada do concurso de televisão Golos (a versão russa do formato de “The Voice”). Durante a competição, ela pertencia a equipe do cantor Pelageya e foi eliminada nas rodadas de batalhas.

A música a ser cantada no Eurovision 2017 ainda será revelada (normalmente é anunciada entre março e abril), mas você pode ver como foi a apresentação de Artsvik na final abaixo e todos os vídeos da competição no canal oficial do Youtube.

 

 

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Eurovision

Eurovision 2022: Armênia será representada por Rosa Linn com Snap

A Televisão Pública da Armênia (AMPTV) anunciou no último sábado, dia 13 de março, a música…
Leia mais
Eurovision

Armênia não participará do Eurovision 2021

Fontes : Eurovision A emissora pública da Armênia, AMPTV ou 1TV, anunciou sua…
Leia mais
Da RedaçãoEurovisionTudo

Armênia apresenta oficialmente a música de Athena Manoukian para o Eurovision 2020 (Assista)

ATUALIZAÇÃO: A organização do Eurovision Song Contest acaba de confirmar que a edição de 2020…
Leia mais

Deixe um comentário