EventosTudo

Fundo Armênia busca voluntários para Fonethon-Brasil 2016

fonethon-2016

No mês de novembro próximo o “Mundo Armênio” se reúne para participar do Fonethon do Fundo Armênia, evento que visa arrecadar verbas para a reconstrução e melhoria da infraestrutura da Armênia e de Artsakh (Nagorno-Karabakh). O tema deste ano é “My Artsakh” (Minha Artsakh).

A cada ano o tema do Fonethon varia de acordo com as maiores necessidades das populações armênias de ambas as regiões supracitadas. Em 2009 aconteceu o “Our Shushi” (Nossa Shushi) programa que levou uma variedade de projetos nas áreas social e econômica para a cidade de Shushi, em Artsakh, no que refletiu na construção de moradias novas, escolas e vias.

As verbas arrecadadas em 2010 e 2011 foram destinadas aos projetos “A gift of water, a gift of life” (um presente de água, um presente de vida) e “Water of life” (Água da vida) e ajudaram a prover soluções às questões críticas de água potável em Artsakh, além de água de irrigação nos programas de desenvolvimento rural nas vilas da fronteira entre Artsakh e Armênia.

Em 2012 o foco mudou mais uma vez e o Fundo Armênia conseguiu construir centros comunitários em regiões rurais de Artsakh e da Armênia, além de um fundo assistencial para a comunidade Armênia da Síria que já sofria os reflexos do conflito.

Em 2013 os fundos arrecadados foram diretamente para a construção de 116 km da Rodovia que liga Vardenis à Martakert, servindo de rota adicional entre a Armênia e Artsakh. Em 2014 os fundos foram usados para o asfaltamento completo e sinalização da autoestrada.

A Rodovia Vardenis-Martakert funcionará não apenas como uma rota adicional entre o norte da Armênia e o norte da Artsakh, cortando significativamente o tempo de viagem, como também irá reforçar os laços entre as comunidades e impulsionar as economias globais e, especificamente, indústrias de turismo das repúblicas individuais.

E nenhum destes lindos projetos poderiam ser realizados sem a ajuda financeira de pessoas do mundo todo, mas também pelas mãos dos voluntários que trabalham nestes projetos anualmente. Se não fosse por tais voluntários, provavelmente o Fonethon não seria o sucesso que é. Este trabalho é realizado por valorosos voluntários das filiais do Fundo Nacional Armênia (Himnadram) espalhados em 23 países ao redor do mundo. O Fundo Nacional Armênia é uma organização sem fins lucrativos criada na Armênia, em 1992, por decreto presidencial.

O Fundo Armênia do Brasil realiza o Fonethon 2016 nos dias 26 e 27 de novembro e que nesta edição a base-sede será no salão da Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo. A entidade também está convocando novos e antigos voluntários para os treinamentos. Os interessados em ajudar terão duas oportunidades de receber o treinamento, uma no dia 12 e outra no dia 19 de novembro.

Participe você também e faça parte desse importante projeto que leva ajuda aos nossos irmãos nas terras de nossos ancestrais.

Para participar ligue para 0xx11 97234-1116 ou escreva para a srta. Ani Ajabahian (anicajabahian@gmail.com) e tire suas dúvidas.   
 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário