Da Redação

Charles Aznavour ganhará estrela na Calçada da Fama de Hollywood

destaqueaznavourcalcadafama


Há alguns dias estava lendo em um site de armenidades que o lendário cantor franco-armênio Charles Aznavour será homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
A homenagem será oferecida em reconhecimento à sua inegável contribuição para as artes e para a Comunidade Armênia Global na próxima terça-feira, dia 1º de novembro. 

A estrela com seu nome será inaugurada por Kevin de León -senador que representa a comunidade do bairro de Little Armenia (Los Angeles/CA) em honra ao renomado cantor, que estará presente à cerimônia. Antes da cerimônia, Aznavour se apresenta no dia 28 de outubro no Pantages Theatre, na Califórnia.

Aznavour é um dos maiores nomes da música popular francesa e um dos nomes mais populares da Armênia. E, cá entre nós, a homenagem é mais do que justa ao renomado artista e cantor de 92 anos de idade. Mas mais do que isso; ela (a homenagem) vem como forma de agradecimento a ele que é mais “ser humano” do que “artista”, o que faz dele um ícone.



Charles Aznavour

 

Nascido em Paris, no dia 22 de maio de 1924 (92 anos), filho de imigrantes armênios sobreviventes do genocídio de 1915, seu nome de Batismo é Shahnour Vaghinagh Aznavourian. Ele atuou em mais de 60 filmes, gravou mais de mil canções, das quais mais de 800 são de sua autoria, vendendo mais de 180 milhões de álbuns ao redor do globo.

O cantor criou nada menos do que o comitê “Aznavour Pela Armênia”, entidade para arrecadar fundos em auxílio às vítimas do terremoto que destruiu Spitak (hoje Gyumri) e boa parte da região norte da Armênia quando o país ainda fazia parte do Estados Socialistas Soviéticos. O tremor aconteceu em 17 de dezembro de 1988, durante o rigorosíssimo inverno armênio, ceifando mais de 25.000 vidas.

Além disso, Aznavour ainda escreveu a canção humanitária Pour toi Armenie (Para ti, Armênia), gravada em 1989 com a participação de 90 artistas, vendendo mais de um milhão de cópias (assista abaixo).

Praça Charles Aznavour (Yerevan-Armenia)No ano de 1995, Aznavour foi nomeado Embaixador da Boa Vontade e Permanente Delegado da Armênia para a Unesco. Exerceu também o cargo de embaixador da Armênia na Suíça. Em 2004 foi nomeado “herói nacional” da Armênia pelo então presidente Robert Kotcharian. 

No centro de Yerevan, capital da Armênia, há uma praça em sua homenagem, localizada na interseção entre as ruas Abovyan e Tumanyan. A praça abriga o Cine Moscou e também a famosa “Fonte do Zodíaco”.

Aznavour é membro da Câmara Internacional do Fundo de Curadores da Armênia. A organização tem arrecado mais de 150 milhões de dólares em ajuda humanitária e assistência de desenvolvimento de infra-estrutura para a Armênia após a independência da mesma, em 21 de setembro de 1991.

Charles Aznavour é um dos maiores nomes da Diáspora Armênia e no alto de mais de 9 décadas de vida está em perfeita saúde (graças a Deus). Vida longa à Aznavour(ian)

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário