Home Cultura Conheça o dia de Vardavar: Celebração tradicional Armênia
0

Conheça o dia de Vardavar: Celebração tradicional Armênia

0

Imagine-se andando tranquilamente pelo centro de alguma cidade armênia, de repente um grupo de jovens corre até você e despeja baldes de água na sua cabeça. É só mais um dia de diversão na Armênia, o Vardavar (conhecido também como Vartavar ou Vadevar), o “dia da água” é celebrado na Armênia.

Aqui no Brasil, em São Paulo, acontece também a Celebração de Vardavar, Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo,  na Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

O Vardavar é celebrado 98 dias (14 semanas) após a páscoa. Durante esse dia pessoas de todas as idades estão autorizadas a abordar estranhos com água. É comum ver pessoas jogando baldes de água de suas varandas sobre pessoas inocentes abaixo delas.A brincadeira é muito popular entre as crianças principalmente porque agora é época de um verão quente e seco na Armênia, e é uma ótima forma de se refrescar.

Clique aqui e confira aqui as datas dos próximos Vardavar’s.

Embora hoje seja uma tradição cristã a festival nasceu em épocas pagãs, sendo associado ao deus pagão armênio Astghik, que era deus da água, beleza, amor e fertilidade e, segundo a lenda, espalhou o amor sobre a Armênia despejando água de rosas. Foi dado o nome ao dia de Vardavar por serem oferecidas rosas (vard) durante a celebração, que acontecia na época da colheita.

Segundo a tradição cristã, o Vardavard é celebrado no dia em que Noé desceu da arca sobre o monte Ararat e ordenou que seus filhos jogassem água uns sobre os outros para lembrar da época do dilúvio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *