Da RedaçãoTudo

The Promise: Genocídio Armênio retratado em filme com Oscar Isaac e Christian Bale

promise

The Promise (ainda sem título em português) é o nome do novo filme dirigido por Terry George e que traz em seu elenco os aclamados atores Oscar Isaac, Christian Bale e Charlotte Le Bon.

O longa narra a história verídica de Michael, um estudante de medicina, Chris, um jornalista americano e Ana, uma armênia criada na França. Os três vivem um triângulo amoroso durante o Genocídio Armênio.

Durante os últimos dias do Império Otomano, os turcos perseguem a população armênia e promovem um nos maiores crimes cometidos durante a Primeira Guerra Mundial.

Nesse cenário, o armênio Michael parte do pobre vilarejo onde nasceu para Istambul a fim de estudar medicina. Lá ele conhece Chris e Ana e a jovem armênia logo se torna interesse afetivo dos dois homens. Enquanto o relacionamento entre os três se desenrola, o Império Otomano começa a matar armênios. Michael então precisa encontrar uma maneira de escapar do genocídio, mas sem deixar a família para trás. Ana e Chris prometem ajudá-lo.

A música tema do filme ficou por conta de ninguém menos do que Serj Tankian, ativista social e vocalista da aclamada banda System of a Down, composta toda por descendentes de armênios (saiba mais aqui).

Falar sobre genocídios tem sido muito marcante na carreira deste diretor. E agora ele vem com The Promise, que estreou no Festival de Toronto deste ano, mas ainda não tem data certa de lançamento nos cinemas.  Entretanto, o trailer já foi divulgado e você assiste abaixo:

Crimes Contra a Humanidade

Não é nenhuma novidade que em 1915 o Império Otomano iniciou e realizou uma campanha de extermínio em massa dos armênios, povo originário da região da Anatólia e do planalto do Ararat. Mais de 1,5 milhão de vidas humanas foram mortas e outras centenas de milhares deportadas pelos turcos-otomanos e que deram início a uma das maiores diásporas mundiais.

O tema do Genocídio Armênio é um retorno do diretor Terry George aos dramas sofridos pelos humanos. Ele também dirigiu Hotel Ruanda, filme que abordou o Genocídio de Ruanda em 1994. O longa foi baseado em uma história verídica sobre o conflito entre duas etnias de um mesmo povo no país africano, os hutus e os tutsis.

O Genocídio Armênio completou 100 anos em 2015 e a Turquia (herdeira direta do Império Otomano) se nega a reconhecer sua culpa no crime. Porém, este mesmo negacionismo da Turquia sofreu com as duras críticas de vários chefes de estado, inclusive do Papa Francisco, no ano passado, ano que marcou o centenário deste crime contra a humanidade.

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário