Home Baú Armênio Baú Armênio: As origens de Mer Hayrenik, o hino nacional da Armênia

Baú Armênio: As origens de Mer Hayrenik, o hino nacional da Armênia

1

Com a contribuição de Vasken Yeginerian

O Baú Armênio de hoje discutirá as origens do Mer Hayrenik, o hino nacional armênio.

Mer Hayrenik

Alexander Konstantinovich Glazunov, o inspirador para Mer Hayrenik

O hino, assim como a bandeira tricolor e o brasão de armas, também foi o símbolo nacional da efêmera República Democrática da Armênia, que durou de 1918 até 1920. A letra, escrita por Mikael Nalbandian, foi uma adaptação da canção “A música de uma garota italiana“, de 1859. O que é mais controverso, contudo, é a origem da famosa melodia do hino armênio.

A música teria sido composta por Barsegh Kanachyan, compositor nascido em Rodosto, no Império Otomano, em 1885. O músico se mudou para cidades como Varna na Bulgária e Bucareste na Romênia, antes de voltar para a capital do Império Otomano, Constantinopla, onde Kanachyan conheceu o lendário músico armênio, Komidas Vardaped, em 1910. Em 1918, com a independência da Armênia, Kanachyan compõe o que foi o hino do novo Estado e que seria recuperado na segunda independência, em 1991. Durante a existência da URSS, o hino vigente na Armênia Soviética foi aquele composto pelo mais famoso dos compositores eruditos armênios, Aram Khachaturian, em 1944.

Contudo, na década de 1890, quando a Armênia ainda estava sob jugo otomano e muitos armênios morriam pelas mãos dos massacres do sultão Abdul-Hamid II,Alexander Glazunov, importante compositor russo no auge da sua carreira, compôs o ballet Raymonda,apresentado pela primeira vez em 1898 em São Petersburgo.

Ouçam abaixo um dos atos desse ballet, a partir do 1:06 min. de vídeo:

Os que já estão familiarizados com o Hino Armênio, reconhecerão de pronto as primeiras linhas do Mer Hayrenik. Para os leitores que ainda não perceberam a semelhança, segue abaixo o hino nacional:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Mer_Hayrenik_instrumental.ogg

A semelhança é incrível!

É provável que Barsegh Kanachyan, como erudito e profundo estudioso da música de seu tempo, tenha entrado em contato com a obra de Glazunov e se inspirando nessa pequena passagem do balletRaymonda para compor o Hino Nacional Armênio, da mesma forma que Mikael Nalbandian procurou em uma música já existente algumas frases para compor a letra do Mer Hayrenik.

Sendo inspirado no ballet ou não, o fato é que Mer Hayrenik simboliza há muitos anos o sonho de uma “nação livre e independente” para os armênios em todo o mundo. Mesmo durante os anos da URSS, o Mer Hayrenik foi executado quase que diariamente em diversas partes do mundo em que havia diáspora armênia, inclusive em São Paulo, onde o maestro Vahakn Minassian em um famoso concerto sinfônico executou a canção em 1961.

Comment(1)

  1. ¡¡TENGO OTRA VERSIÓN DE NUESTRO HIMNO!! ¡¡CUANDO ITALIA HABÍA CAÍDO BAJO EL YUGO AUSTRíACO, LOS PATRIOTAS ITALIANOS QUE LUCHABAN POR LA LIBERTAD, CON LA MISMA MÚSICA YA DESCRIPTA, ENTONABAN UNA MARCHA QUE COMENZABA CON "NUESTRA PATRIA", O SEA NUESTRO "MER HAYRENIK".

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *