Home Retrospectiva Cultura Papa Francisco envia mensagem ao povo armênio

Papa Francisco envia mensagem ao povo armênio

1

papa

O Papa Francisco, que fará uma viagem à Armênia com início na próxima sexta-feira, enviou uma mensagem de vídeo para o povo armênio. Na mensagem em italiano, o Santo Padre diz: “Eu venho para as alturas místicas da Armênia como seu irmão, animado pelo desejo de ver seus rostos, para orar com vocês e compartilhar o dom da amizade. Sua história e os acontecimentos de seu povo amado agitam em mim admiração e tristeza: admiração, pois achaste na Cruz de Jesus e em seus próprios meios, os meios para levantar-se e começar de novo – mesmo depois de sofrimentos que estão entre os mais terríveis na memória humana; dor, pelas tragédias que seus pais viveram na sua carne.”

Confira o vídeo:

O texto completo do vídeo você confere abaixo:

“Queridos irmãos e irmãs

Em alguns dias eu terei o prazer de me juntar a vocês, na Armenia. Mesmo agora, convido-vos a rezar por esta viagem apostólica.

Com a ajuda de Deus,  venho até vós para cumprir, como o lema da viagem diz, uma “visita ao primeiro país cristão”. Venho como peregrino, neste Ano jubilar, para desenhar sobre a antiga sabedoria de seu povo e muito íngreme às fontes de sua fé, que é firme como suas famosas cruzes esculpidas em pedras.

Eu venho para as alturas místicas da Armênia como o seu irmão, animado pelo desejo de ver seus rostos, para orar com você e compartilhar o dom da amizade. Sua história e os acontecimentos de seu povo amado agitam em mim admiração e tristeza: admiração, pois achaste na Cruz de Jesus e em seus próprios meios, os meios para levantar-se e começar de novo – mesmo depois de sofrimentos que estão entre os mais terríveis na memória humana; dor, porque as tragédias que seus pais viveram na sua carne

Não permitamos que as memórias dolorosas tomem posse do nosso coração; mesmo em face dos ataques repetidos do mal, não vamos nos entregar. Vamos antes fazer como Noé, que, depois do dilúvio, não se cansava de olhar para o céu e liberando a pomba de novo e de novo, até que um dia ela voltou para ele, trazendo uma folha concurso de oliva (Gn 8.11): ela era o sinal de que a vida poderia continuar e que a esperança deve ascender.

Como um servo do Evangelho e um mensageiro da paz, eu desejo ir até vocês, para apoiar todos os seus esforços para a paz e eu gostaria de compartilhar os nossos passos no caminho da reconciliação, o que gera esperança.

Que os grandes santos do teu povo, especialmente o Doutor da Igreja, Gregório de Narek, abençoe nossas reuniões, às quais eu olho para a frente com saudade concurso. Em particular, estou ansioso para abraçar o meu irmão, Karekin e, junto com ele, dar um novo impulso ao nosso caminho rumo à plena unidade.

No ano passado, a partir de vários países, você veio a Roma e no túmulo de São Pedro, oramos juntos. Agora eu venho a sua terra abençoada para fortalecer a nossa comunhão, para avançar no caminho da reconciliação e permitirmo-nos em conjunto sermos animados pela esperança.”

 

Maria Carolina Chaves Indjaian Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora mora em Toronto. É advogada, formada em Direito pela Universidade Positivo e aficcionada por Direitos Humanos. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.

Comment(1)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *