Da RedaçãoTudo

Presidentes da Armênia e Azerbaijão acertam uma trégua e futuras negociações sobre Artsakh

Encontro em Viena

Os presidentes da Armênia, Serzh Sargsyan e do Azerbaijão, Ilham Aliyev se reuniram no encontro realizado pelo Grupo de Minsk (OSCE Minsk Group), em Viena, nesta segunda-feira, dia 16 de maio, para chegaram à uma resolução pacífica sobre Artsakh (Nagorno-Karabakh), tendo em vista as últimas violações do cessar-fogo por parte do Azerbaijão.

Via OSCE

Tradução: Maria Carolina Chaves Indjaian


Declaração conjunta do Ministro das Questões Estrangeiras da Federação Russa, Secretário de Estado dos Estados Unidos da América e do Secretário de Estado da Europa da França.

Viena, 16 de maio de 2016 – O Ministro das Questões Estrangeiras da Federação Russa, Sergey Lavror, o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, John Kerry e o Secretário de Estado para as Questões Europeias da França, Harlem Desir, representando os países presidentes do Grupo OSCE Misnk, se encontraram hoje com o Presidente da Armênia, Serzh Sargsyan e o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev para avançar numa resolução pacífica no conflito de Nagorno-Karabakh.

Eles reiteraram que não há como ter uma solução militar para o conflito. Os presidentes do Grupo insistiram na importância de se respeitarem os acordos de cessar-fogo de 1994 e 1995.

Os presidentes reiteraram o seu compromisso com o cessar-fogo e com um acordo de paz sobre o conflito. Para reduzir o risco de outras violências, eles concordaram em finalizar, no menor tempo possível, uma investigação pelo mecanismo da OSCE. Os presidentes também concordam na expansão do existente escritório do Representante Pessoal do Presidente da OSCE em exercício. Finalmente, eles concordaram em continuar o intercâmbio de dados sobre pessoas desaparecidas sob os auspícios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV ) para o qual os presidentes cometidos durante a cúpula de Paris outubro de 2014.

Os presidentes concordaram numa nova rodada de conversas, a ser realizada em junho, em local a ser mutuamente acordado, com o objetivo de retomar as negociações sobre um acordo global.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário