Da RedaçãoTudo

Presidente armênio visita Artsakh

Asbarez

O presidente armênio Serzh Sarkisian voou nesta segunda-feira, dia 18, para Nagorno-Karabakh após mais de duas semanas da eclosão da batalha em toda região, que quase se transformou em uma guerra entre Armênia e o Azerbaijão em grande escala.

844004O escritório de imprensa do presidente armênio divulgou fotografias de Sarkisian vestido de uniforme quando chegava ao aeroporto de Stepanakert de helicóptero e sendo cumprimentado por Bako Sahakian, presidente de Karabakh, e o ministro da Defesa da Armênia Seyran Ohanian. Não foram divulgados mais detalhes sobre a “visita de trabalho”.

A viagem está claramente relacionada com o estouro do conflito no dia 02 de abril em Karabakh provocado por uma ofensiva azeri em duas seções da “linha de contato” ao redor da região. Pelo menos 100 soldados de ambos os lados morreram nos confrontos que seguiram ferozes e “pararam” após um cessar-fogo mediado pela Rússia no dia 5 de Abril. O cessar-fogo é instável e tiroteios esporádicos são relatados por ambos os lados do conflito.

Sarkisian realizou uma sessão de emergência no Conselho de Segurança Nacional da Armênia, poucas horas após a eclosão do que foi o pior conflito região desde 1994. Ele declarou que a Armênia vai reforçar a segurança do Karabakh através de um “tratado de assistência militar mútua”, que será assinado com a república ainda não reconhecida em breve.

Assim que Sarkisian iniciou sua viagem à Karabakh, um importante assessor do Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse o presidente russo Vladimir Putin instigou que ambas as partes de Armênia e Azerbaijão reavivam o processo de paz estagnado. “Uma fase intensiva de negociações pode começar nos próximos dias”, disse o oficial, Ali Hasanov, à televisão azeri.

O secretário de imprensa de Sarkisian, Vladimir Hakobian, disse nesta segunda-feira que o lado armênio não discutiu a possibilidade de uma mediação dos russos na questão armênio-azerbaijana, bem como EUA e mediadores franceses co-dirigindo o Grupo de Minsk da OSCE, quando eles visitaram a região há mais de uma semana.

Em declarações à agência de notícias RIA Novosti, Hakobian confirmou que o chanceler russo, Sergey Lavrov vai visitar Yerevan ainda esta semana. “Será uma boa oportunidade para continuar as discussões sobre abordagens da Rússia para ações agressivas em grande escala do Azerbaijão tomadas contra Nagorno-Karabakh no início de abril, os crimes de guerra cometidos por eles […] e olhar para as perspectivas para o processo de negociação, a principal essência que é a realização do direito do povo de Nagorno-Karabakh à autodeterminação “, disse ele.

Putin sublinhou na semana passada que ele vê uma solução “exclusivamente política” para o conflito de Karabakh e que Moscou não poupará esforços para tentar alcançá-lo. O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, fez uma observação semelhante quando visitou Yerevan e Baku poucos dias depois de a trégua intermediada pela Rússia entrar em vigor.

Deixe um comentário