Da RedaçãoTudo

Animais abandonados para morrer em zoológico na Armênia podem ser salvos

Por Armen Kevork Pamboukdjian.

Na semana passada fiquei estarrecido ao ser marcado por alguns amigos em uma postagem da página Direitos dos Animais no Facebook.

zoo1A postagem à que me refiro chocou não só a esse quem vos escreve, como grande parte dos internautas. O motivo: tratava-se de uma notícia sobre animais abandonados à própria sorte num tal de “Zoo Fauna Art”.

O caríssimo leitor que se encontra do outro lado da tela deve estar imaginando: “Mas o que o Estação Armênia tem a ver com esse fato?”. O fato é que tal Zoológico está localizado na Armênia, mais precisamente na cidade de Gyumri, capital da província de Shirak, cerca de 126 km de Yerevan (capital do país). 

Ao que se sabe o local era de propriedade de Artur Khachatryan, um oligarca armênio procurado pela Interpol e que desapareceu sem deixar rastros. Ainda segundo a matéria, que conta com informações do site Daily Mail, os animais que habitam o local estão sem alimentação, cuidados adequados e correm risco de vida. O que piora ainda mais a situação é o inverno rigorosíssimo nesta época do ano no país do Cáucaso. 

O premiado fotógrafo Roger Allen fez as primeiras imagens e vários sites internacionais também replicaram a notícia causando comoção nos internautas do mundo todo. Entretanto, até o momento o governo armênio não achou uma solução para o caso. Alguns dos animais foram levados para a Romênia, enquanto outros continuam na mesma situação.

zoo10Um grupo de voluntários armênios, juntamente com um casal de idosos, tem feito grandes esforços para que os animais não padeçam de frio, fome e falta de cuidados. Devido ao clamor internacional provocado pelo caso na internet, os voluntários decidiram criar um grupo no Facebook, a fim de manter os interessados no assunto informados, bem como conseguir pressionar os órgãos responsáveis através do apelo popular.

Confesso ao leitor que se passaram mais de 10 dias da origem do fato e eu ainda não havia conseguido escrever nada a respeito do caso. Não sabia por onde começar de tão estarrecido que me encontrava (apenas para que fique claro, sou totalmente contra a captura ou exposição de animais em jaulas para os humanos se divertirem e tirarem fotos, quando não os alimentam indevidamente ou os deixam estressados). 

Porém, hoje, para a minha surpresa, ao me conectar à rede social me deparei com uma petição pública conclamando o Governo da Armênia a resgatar os animais que ainda estão no Zoológico. Foi ai que tive a ideia de escrever esse texto na tentativa de não só expor o caso como também para conseguir apoio dos indispensáveis “ativistas de sofá, cidadãos que podem fazer algo sem precisar sair de sua zona de conforto.

Por este motivo peço à você que está lendo esse texto até o final, seja descendente de armênios ou simplesmente um ser humano consciente, que assine a petição e faça um pequeno esforço, mas que pode salvar a vida desses animais indefesos e enjaulados injustamente.

Faça a coisa certa! Clique no link a seguir: http://www.thepetitionsite.com/takeaction/114/178/243

Clique neste link para ler a matéria que originou este post: http://direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=CD336D71-5F27-A61E-EE0B-9B5D8DEFC5D7

 

Veja o vídeo abaixo:

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário