Tudo

Armênio é nomeado assistente da Secretaria-Geral da ONU

Da Organização das Nações Unidas

AbelianO Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon anunciou a nomeação de Movses Abelian, armênio nascido na Geórgia, como Assistente da Secretaria-Geral do Departamento da Assembleia Geral e Gerenciamento de Conferência. Ele irá substituir Catherine Pollard da Guiana, que foi nomeada pelo Secretário-Geral como Subsecretária-geral do Departamento da Assembleia Geral e Gerenciamento de Conferência.

Abelian tem mais de 25 anos de experiência em questões de paz, segurança e resolução de conflitos bem como vasta experiência em condução, apoio e gerenciamento de casos complexos e processos intergovernamentais, incluindo a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança e o Conselho Executivo dos fundos e programas das Nações Unidas.

Como diretor da Divisão de Assuntos do Conselho de Segurança desde abril de 2011, Abelian trabalhou como secretário do Conselho de Segurança e forneceu substantivos conselhos ao Presidente e membros do Conselho e corpos subsidiários em assuntos relacionados com o trabalho do Conselho, em práticas e procedimentos. Abelian também tem anos de experiência em gerenciamento, incluindo programs de planejamo e orçamento, tendo antes trabalho como Secretário Administrativo do Comitê Orçamentário da Assembleia Geral (Quinto Comitê) e no Comitê de Programa e Coordenação das Nações Unidas.

Antes de ingressar na ONU, Abelian foi embaixador e representante permanente da República da Armênia nas Nações Unidas (1998-2003) e vice-representante permanente de 1996 a 1998. Durante sua carreira diplomática, Abelian serviu em vários cargos, incluindo a presidência do Quinto Comitê (1998), Vice-presidente da Comissão para o Desarmamento das Nações Unidas e Negociador Espacial para a reforma da escala de financiamento de manutenção de Paz (2000); Presidente da Unicef e facilitador para reformas da ONU durante a 57ª sessão da Assembleia Geral (2002).

Antes de ingressar no serviço diplomático armênio em 1992, Abelian trabalhou na academia, sendo professor associado da Universidade Estatal de Yerevan desde 1989.

Abelian recebeu formação na Armênia, Rússia e EUA. Ele é casado e tem dois filhos.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário