EsportesTudo

Mkhitaryan desfalcará Dortmund por ser proibido de entrar no Azerbaijão

ESPN

622_57cab117-2ddc-382d-9f69-bf8049793fe9O jogador Henrik Mkhitaryan começou a temporada muito bem, marcando gols e dando assistências pelo Borussia Dortmund. O camisa 10 tem tudo para ser um dos pilares do time alemão na Liga Europa, mas deve ser impedido de disputar uma das partidas. Por ser armênio, ele é proibido de entrar no Azerbaijão, país do oponente Qabala.

A relação entre as nações vizinhas inexiste. Uma guerra começou em 1988, quando um grupo de azeris armados atacou a população armênia em uma cidade da fronteira. A intervenção militar transformou as chacinas em confrontos armados, e posteriormente as minorias estrangeiras em cada um dos países passou a ser perseguida. Oficialmente o conflito de Nagorno-Karabakh ainda não terminou, por isso as autoridades de ambos os países não estão abertas a diálogos.

Este contexto fez o governo azeri impedir qualquer armênio de entrar em seu território, e é aí que entrar o futebol na conversa. O principal armador do Borussia Dortmund, Mkhitaryan deve ser barrado e, se insistir em viajar para enfrentar o Qabala, detido no aeroporto e possivelmente deportado em seguida.

É verdade que a Liga Europa ainda nem começou, mas o sorteio realizado pela Uefa nesta sexta-feira sem querer criou um impasse geopolítico na competição. A entidade teve o cuidado de conduzir o chaveamento para que russos e ucranianos não se encontrem, mas neste caso optou por não interferir no sorteio.

O Borussia Dortmund visita o Qabala no dia 21 de outubro, pela terceira rodada da fase de grupos do torneio. O grupo C ainda conta com Krasnodar, da Rússia, e PAOK, da Grécia.

Matérias Relacionadas
Esportes

Seleção Armênia estreia com vitória na Liga das Nações B

Armênia luta por uma vaga na primeira divisão europeia. No último sábado, 04 de junho, a…
Leia mais
Esportes

Pyunik é campeão da Armenian Premier League 2021/22

Equipe de Yerevan conquista o título pela 15ª vez Na ultima terça-feira 24 de maio, o Pyunik…
Leia mais
Esportes

Alashkert contrata os brasileiros Nixon e Matheus Alessandro

Jogadores com passagem por Flamengo e Fluminense reforçam a equipe de Yerevan O Alashkert…
Leia mais

Deixe um comentário