Da RedaçãoTudo

Morre aos 83 anos Omar Sharif, ator de Mayrig e Lawrence da Arábia

omar-sharifO ator Omar Sharif, mais conhecido por armênios por seu papel no filme francês sobre os armênios Mayrig, morreu aos 83 no Cairo ao sofrer um ataque cardíaco no Cairo nesta sexta-feira, dia 10, segundo seu agente Steve Kenis.

Em maio, seu filho, revelou que a estrela sofria de Alzheimer. Além de seu filho, Tarek Sharif, Omar deixou mais dois filhos.

Além de Mayrig, o ator era conhecido também por seus papéis em Lawrence da Arábia, com o qual ganhou dois prêmios Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar, e em Doutor Jivago que deu a ele mais um Globo de Ouro três anos depois.

32452Mayrig (mãe) é um filme semi-autobiográfico de 1991 escrito e dirigido pelo cineasta francês-armênio Henri Verneuil. O elenco principal do filme inclui Claudia Cardinale e Omar Sharif. E conta as lutas de uma família armênia que emigra para França da Turquia após o Genocídio Armênio de 1915.

Seguindo o sucesso do filme, Verneuil editou o filme em uma série de televisão chamda “588 Rue Paradis”, o título original de Mayrig.

Sharif trabalhou com menor frequência nos últimos anos, seu último papel foi em 2013 no drama Rock the Casbah. Ele tem um filme ainda a ser lançado: um curta chamado 1001 Invenções e o Mundo de Ibn Al-Haytham.

Grandes estrelas prestaram homenagem ao ator falecido no Twitter. Antonio Banderas, que atuou ao lado dele em The 13th Warrior, twittou: “Meu grande amigo Omar Sharif faleceu. Eu sempre vou sentir falta dele. Ele foi um dos melhores. DEP “.

Roland Emmerich, que o dirigiu em 10.000 aC, twittou:” Muito triste com o falecimento de Omar Sharif. Eu era abençoado de trabalhar com uma lenda. Sentimentos a família”.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário