Home Da Redação Morre o Patriarca armênio católico Nerses Bedros XIX Tarmouni

Morre o Patriarca armênio católico Nerses Bedros XIX Tarmouni

0

0626catholicNesta quinta-feira, 25 de junho de 2015, faleceu no Líbano o Patriarca armênio católico Nerses Bedros XIX Tarmouni, vítima de insuficiência cardíaca, aos 75 anos de idade. Uma grande perda para toda armenidade.

Antes de assumir o patriarcado de Cilícia em 1999, Nerses Bedros foi Bispo de Alexandria (Egito). 

Em abril deste ano, o Patriarca foi um dos responsáveis e esteve ao lado do Papa Francisco durante a Santa Missa em Homenagem aos Mártires do Genocídio Armênio no Vaticano, que contou com a presença do Catolicos Armênio Apostólico da Santa Casa da Cílicia, Sua Santidade Aram I e também o Catolicos da Santa Sede de Etchmiadzin na Armênia, Sua Santidade Karekin II.

Agora o Sínodo Patriarcal da Cilícia dos Armênios Católicos elegerá um outro Patriarca que será submetido seu nome à aprovação do Papa Francisco.

Com informações de Asbarez e da Assessoria de Imprensa da Santa Sé.

Leia abaixo o comunicado do Exarcado Católico Armênio para a América Latina:

 

“Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo. 11,25)

O Exarcado Apostólico da América Latina comunica, com dor, o falecimento do Katolicós Patriarca da Casa de Cilícia de todos os Armênios Católicos, Sua Beatitude NERSÉS PEDRO XIX, ocorrida em Beirute, Líbano, na manhã de hoje, 25 de junho de 2015, aos 75 anos de idade, 49 de Sacerdócio, 25 de Episcopado e 15 como Katolicós Patriarca.

Sua Beatitude estava se recuperando de uma delicada operação na coluna realizada recentemente, a terceira, depois de seu regresso da visita pastoral à Comunidade da Hungria, quando una parada cardíaca o levou de volta à Casa do O Katolicós Nersés Pedro XIX nasceu no Cairo, Egito, aos 17 de janeiro de 1940.

Em 1965 foi ordenado Sacerdote. Foi eleito Bispo da Eparquia Armênia Católica de Alexandria do Egito em 1989. Aos 7 de outubro de 1999 foi eleito, pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Armênia Católica, Katolicós Patriarca da Casa de Cilícia de todos os Armênios Católicos.

Eclesiástico de profunda e intensa vida espiritual, cumpriu com responsabilidade e dedicação sua missão de “Pai e Cabeça” da Igreja Armênia Católica, se preocupando muito com a vida espiritual do Clero y das Comunidades necessitadas de atendimento religioso.

Neste ano do Centenário do Genocídio Armênio, teve a feliz iniciativa de fazer três pedidos ao Santo Padre o Papa Francisco e de ser acolhido: uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, realizada no passado dia 12 de abril, um documento papal sobre o Genocídio Armênio, lido pelo Santo Padre na Basílica de São Pedro e entregue aos Líderes das Igrejas Armênias naquele dia memorável e uma publicação filatélica do Estado do Vaticano, em memória dos Mártires do Genocídio Armênio; será publicada no próximo mês de setembro.

Incentivou os estudos, a nível internacional, sobre São Gregório de Narek, em vista de ser nomeado Doutor Universal da Igreja, como o declarou solenemente o Papa Francisco no dia 12 de Nersés Pedro XIX logrou que em 2001, ano dos 1.700 anos de Cristianismo do Povo Armênio, se celebrara uma santa Missa armênia no altar papal da Basílica de São Pedro e que Dom Inácio Maloyan, Mártir do Genocídio, fora declarado Beato.

Sua Beatitude foi também responsável pela colocação de uma majestosa estátua de São Gregório Iluminador na Basílica de São Pedro, ocorrida em 2005 e pelo nome de uma “Praça São Em 2005 realizou sua Visita Pastoral às Comunidades do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina e da Eparquia São Gregório de Narek de Buenos Aires, deixando em todas elas a alegria e o entusiasmo de tão importante e paternal visita.

No próximo Domingo, dia 28 de junho, às 11 horas, será celebrará uma santa Missa pelo descanso eterno da alma do benemérito Katolicós Patriarca, na Catedral Armênia Católica São Gregório Iluminador, à Av. Tiradentes 718. Todos estão convidados para essa merecida Celebração.

Cúria Episcopal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *