EventosGenocídio ArmênioTudo

Centenário do Genocídio no Brasil tem agenda recheada e público recorde

23/Abril – Lançamento oficial do clipe ‘A causa Armênia’ do rapper Crônica Mendes

O rapper Crônica Mendes, conhecido por suas músicas de caráter social, com o apoio do CNA Brasil e divulgação do Portal Estação Armênia, criou a música autoral “A Causa Armênia”.

O clipe logo viralizou nas redes sociais, principalmente por sua linguagem clara e universal. Em pouco tempo, o vídeo no Youtube atingiu mais de 6.500 visualizações de diversos locais do Brasil e do mundo.

Assista abaixo:

Veja fotos dos bastidores:


24/Abril – Marcha por Justiça em frente ao Consulado Turco

A já tradicional marcha, que este ano contou com mais de 250 participantes, deixou claro mais uma vez seu objetivo, trazer ao público brasileiro a importância dos acontecimentos de 1915 e exigir que os culpados se responsabilizem, em um clima pacífico com a presença de famílias e protegidos pela polícia (que foi chamada pelos organizadores).

Em frente ao Consulado Turco, no dia do centenário do Genocídio Armênio, estiveram presentes membros da coletividade armênia, apoiadores da comunidade síria, fãs da banda System of a Down, atores da peça teatral 1915, dentre várias outras famílias e apoiadores que pediam em tom único o reconhecimento por parte do governo turco e brasileiro.

O evento foi matéria em um dos mais importantes canais de notícia do Brasil, assista abaixo reportagem do Globo News:

https://www.facebook.com/EstacaoArmenia/videos/794348630661927

Veja vídeos e fotos do evento:

https://www.facebook.com/EstacaoArmenia/videos/794151370681653

https://www.facebook.com/EstacaoArmenia/videos/797264723703651


25/Abril – Plantio de 100 Árvores e soltura de 1.500 balões

A CAO – Comunidade Armênia de Osasco, organizou no sábado pós centenário o evento memória aos 1.500.000 mártires armênios.

Após o discurso de lideranças armênias no estádio Elzo Piteri, foi realizada a soltura de 1.500 balões brancos e as famílias presentes tiveram a oportunidade de plantar árvores de Ipê amarelo.

Veja fotos:


25/Abril – Festival de curtas e Ato Cívico

O SAMA – Clube Armênio e Portal Estação Armênia promoveram a exibição de filmes e curtas, seguido de apresentação de oradores convidados e da apresentação do coral Vahakn Minassian.

O documentário da noite foi As Tatuagens de Minha Vó (Grandma’s Tattoos), documentário de Suzanne Khardalian que conta a própria história de quando resolveu investigar as marcas que existiam nas mãos e no rosto de sua falecida avó, e acaba descobrindo mais a fundo o triste passado do Genocídio Armênio.

Logo após o documentário, foram exibidos pequenos clipes em sequência relacionados ao tema. O primeiro foi o viral Um Milhão e Meio, produzido pelos jovens do SAMA em 2012 e que continua atual no ano do centenário. O segundo foi o clipe “A Causa Armênia” do rapper Crônica Mendes. Seguido do clipe ‘Face the Shadow” da banda Genealogy que representará a Armênia no Eurovision 2015. O último exibido foi a animação 100 Years – Armenian Genocide do estúdio argentino 2veinte.

Logo após a exibição dos curtas, apresentou-se o coral Vahakn Minassian com músicas clássicas armênias, regido pelo maestro Alexey Kurkdjian.

Durante todo o evento estiveram expostas artes feitas pelas crianças do clube com o tema do centenário.
Assista aos clipes exibidos no evento abaixo:


100 Years – Armenian Genocide from 2veinte on Vimeo.

Veja fotos do evento:


25-Abril – Fogo de conselho

O também tradicional Fogo de Conselho aconteceu mais uma vez este ano especialmente rememorando o centenário do Genocídio Armênio.

Organizado pelo grupo escoteiro Sardarabad, o evento foi conduzido pelo chefe Saro e contou com a reprodução do Tsitsernakaberd, o monumento do Genocídio em Yerevan. Ao final do evento todos os presentes deixaram flores aos pés do monumento.

Veja fotos:

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário