Da RedaçãoTudo

Fotógrafo paulista Norair Chahinian lança seu livro fotográfico “O poder do vazio” em Istambul

11171618_10205668977379025_1027021122_o

O trabalho do fotógrafo Norair Chahinian já é conhecido. Sua lente e sua técnica geram imagens que são verdadeiras obras de arte. Ele lança dia 23 de abril, véspera dos centenário do genocídio, em Istambul um trabalho histórico, fruto de quatro anos dedicados a exploração das localidades armênias e seus registros culturais.

O Poder do Vazio” – Conversando com as Pedras na Armênia Histórica” trata-se de uma obra paradigmática na medida que o resgate por meio de imagens se transforma em documento que perpetua a presença armênia nas suas terras ancestrais usurpadas pelo governo turco.

Durante esses 4 anos de idas e vindas à Armênia Histórica, Norair trouxe algumas histórias que ele contou com exclusividade ao Portal Estação Armênia, caso de quando ele escalou o Monte Ararat em 2012 (clique aqui e leia).

Norair também foi entrevistado pelo Agós,  jornal bilingue (turco e armênio) baseado em Istambul e idealizado por Hrant Dink, jornalista de origem armênia e que foi assassinado frente à redação de seu diário no ano de 2007. Norair encontrou a casa de sua família em Urfa.  A entrevista ao Agos repercutiu na Turquia em 2012 e o nome do brasileiro Norair ficou conhecido (leia a entrevista ao Agós, clique aqui).

Agora Norair conta todas essas histórias sob uma perspectiva fotográfica. O lançamento vai ser seguido de uma exposição que promete mexer com a cena cultural de Istambul. A exposição tem previsão de ser apresentada também na cidade de Diyarbakir.

 

1 Comentário

Deixe um comentário