EventosTudo

Seminário sobre o Genocídio Armênio ocupa o campus da Universidade Federal em Guarulhos

Nos dias 13 e 14 de abril o campus da UNIFESP de Guarulhos sediou um importante encontro para discutir o Genocídio Armênio. A exibição do filme Orphans of the Genocide de Bared Maronian foi a primeira atividade.  A abertura dos trabalhos foi feita pela coordenadora do evento, Prof. Dra. Samira Osman, que ressaltou a importância do conhecimento como ferramenta de luta pela justiça e pelos direitos humanos. Ela destacou que o desconhecimento sobre o Genocídio Armênio mostra a importância dessas atividades dentro da universidade.

Em seguida, Ubirajara Scutari, um dos organizadores do evento reforçou o convite a todos e lembrou que discutir e explicitar um crime desse vulto é sim função da Universidade.

Na sequencia o Coordenador Geral do Comitê Brasileiro para o Centenário do Genocídio, Prof. João Carlos Boyadjian, agradeceu aos organizadores pelo esforço e dedicação. O Prof. João Carlos convidou todos a participar dos eventos evocativos e destacou que os estudantes universitários podem se inscrever no concurso de redação com a temática no genocídio que vai premiar o vencedor com uma viagem à Armênia.

Após a exibição do filme Orphans of the Genocide, legendado em português pela equipe do CNA-Brasil, os Professores Sarkis Ampar Sarkissian (Cultura Armênia – USP) e James Onnig Tamdjian (Relações Internacionais da FACAMP) responderam algumas perguntas dos estudantes.

Na sequencia foi exibido o premiado My Grandmma s Tattos de Suzanne Khardalian, legendado em português pela equipe do Portal Estação Armênia que emocionou todos os presentes.

A noite os Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni (Relações Internacionais UNIFESP) e o Prof. James Onnig Tamdjian (Relações Internacionais – FACAMP) discutiram os documentos históricos e as questões geopolíticas pela óptica do genocídio.

Na terça-feira a palestra do Prof. Dr. Flávio de Leão Bastos (Mackenzie – Direito) elucidou a todos os universitários os aspectos jurídicos do genocídio e do negacionismo e seus reflexos nos organismos internacionais.

Os participantes assistiram na sequencia o consagrado Screamers de Karla Garabedian com argumento de Serj Tankian do System of a Down. Na parte final a comunidade universitária acompanhou a projeção do premiado Rapsódia Armênia, com um excelente debate com os diretores Cesar e Gary Gananian.

O evento foi coroado de êxito. Nas palavras da Profa. Dra. Samira Osman, lembrando a sua origem árabe, os acontecimentos do Oriente Médio e da Ásia ainda merecem grande aprofundamento no ocidente a fim de se revelar o quadro real que permite encaixar as peças nos seus devidos lugares. Ela agradeceu os organizadores, Ubirajara Scutari, João Paulo Mekhitarian e Marcelos Santos Souza , alunos e graduados da Universidade Federal , que se empenharam ao máximo para essa atividade histórica.

Simultaneamente as paredes dos corredores do campus foram a moldura para uma exposição fotográfica que expôs a dramaticidade dos eventos de 1915.

Matérias Relacionadas
Eventos

Armênios no Cinema: mostra exibirá seis curtas em São Paulo

A UGAB Brasil apresentará na próxima sexta, dia 18 de novembro, seis curta metragens de sete…
Leia mais
Da Redação

Morre Prof. Dr. Hagop Kechichian, historiador da comunidade armênia

Faleceu ontem (13) na capital paulista o Professor Doutor Hagop Kechichian, grande historiador da…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

100 profissionais da diáspora trabalharão para o governo armênio

Fontes : ArmRadio A partir de setembro deste ano, 100 profissionais da diáspora de…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário