Home Informativo Armênia Informativo Armênia nº 17

Informativo Armênia nº 17

Informativo2014 2

 

Informativo ARMÊNIA 2014
Ano XIV – nº 17
Novembro / Dezembro de 2014 

Para leitura das edições anteriores do Informativo Armênia, clique aqui.

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

Há uma atmosfera que envolve a todos, uma Presença que nos transcende – é o período natalino que nos atrai e nos impele a reflexões como “Quem é Jesus?” – Uma interrogação secular.

Inúmeras são as metáforas bíblicas que apontam para Ele como sendo o “Deus conosco”, o “Verbo Encarnado”, a “Palavra de Deus”, a “Luz do Mundo”, o “Libertador dos Cativos”, o “Caminho, a Verdade e a Vida”. Alguém que veio a nós para provocar mudanças no mundo, a partir das transformações do nosso interior. Estabelecer o “Reino de Deus”, trazer a Paz… Mas que, paradoxalmente, tem gerado conflitos! Até hoje. Por que? “Revelação de Deus” que tem impactado o “status quo”… ao entrar na História do homem.

Repensando, qual tem sido a resposta humana aos projetos de Deus, essencialmente relacionais?

Artigos aqui publicados refletem diferentes pensares sobre o mesmo Personagem que estamos celebrando – Cristo, o Filho do Deus vivo. Ele está no meio de nós.

Boa leitura e Boas Festas.

Sossi Amiralian
Redatora


 

 

FESTAS DE FIM DE ANO EM EREVAN

ILUMINAÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL NA PRAÇA DA REPÚBLICA

Na 2ª feira, dia 22 de dezembro, às 19.15 hs, foi iluminada uma gigantesca árvore de Natal, com milhares de luzes, na Praça da República de Erevan. A iluminação foi seguida por uma queima de fogos. Foi o prefeito de Erevan Taron Margaryan, acompanhado de algumas crianças, quem lançou esta iluminação tão aguardada.

O céu de Erevan ficou iluminado de cores cintilantes, em clima de festival, na presença de milhares de pessoas, turistas, personalidades armênias e estrangeiras, que vieram especialmente para assistir a estas festividades. Seguiu-se um concerto apresentado pelo grupo Arevig, da Rádio Pública da Armênia, e pelo cantor que representou a Armênia na Eurovision 2014, Aram MP3. Outro grande concerto será realizado no dia de Ano Novo.

(Resumo e tradução da notícia de Krikor Amirzayan, da armenews.com)

Sossi Amiralian


 

 

ARMÊNIOS EM DESTAQUE

RICARDO TACUCHIAN: COMPOSITOR E EDUCADOR

Os apreciadores de Música e/ou Educação podem encontrar no jornal ”O Estado de São Paulo” de 17 de dezembro, no Caderno 2, uma reportagem sobre o compositor Ricardo Tacuchian, com o sugestivo título “E tudo começou com um filme”. A matéria foi escrita por João Luiz Sampaio, especial para o Estado/Rio. Nela são abordados aspectos curiosos da vida, obra e ideais que motivaram o músico a compor e ensinar.

Diz o autor da matéria que tudo começou com o filme “À Noite Sonhamos” a que Ricardo assistiu na infância, num cineminha de Grajaú, acompanhado de sua mãe. Chopin foi um dos fortes estímulos que o inspiraram a abraçar a carreira musical, seguindo os estudos de piano, já valorizados em sua própria casa. Era costume de sua família ouvir música clássica pela Rádio MEC, bem como o interesse pela leitura, nos livros da biblioteca de seu pai.

O biógrafo afirma, ainda, que “Tacuchian é um dos principais compositores em atividade no País, autor de centenas de obras e celebrado no momento em que completa 75 anos, por dois livros, um DVD e um CD”. Assim, “Ricardo Tacuchian e sua obra”, de Valéria Peixoto e Helizete Higino, “Ricardo Tacuchian e o Violão” – livro e DVD editados por Humberto Amorim, e “Quarteto Radamés Gnatalli” em CD, com o grupo interpretando os quartetos escritos por Tacuchian. Estudou também violão, composição e regência na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Foi professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Uni-Rio, criando a cadeira de Música Brasileira. Apoiado por Darcy Ribeiro, ele viajou pelo interior do Estado, pesquisando o patrimônio musical e catalogando os grupos e bandas existentes. Nos Estados Unidos, lecionou na New York University, e em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa.

Seus biógrafos apontam o caráter multidisciplinar de sua trajetória e o diálogo de sua escrita com o pós-modernismo, como marcas suas do ser músico. É importante lembrar que a função social da composição/ensino é essencial para Tacuchian. São suas as palavras “Não é mais possível ignorar a função social do nosso trabalho de compositor”.

Resumo: Sossi Amiralian

Sugestão: Cesar Boscolo


 

 

digitalizar0002


 

 

digitalizar0003

digitalizar0004

digitalizar0005

digitalizar0006

digitalizar0007

Deixe um comentário