Da RedaçãoTudo

Hayr Nareg Berberian é ordenado novo Bispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil

Texto: Diácono Vasken Yeginerian

O dia 16 de novembro de 2014 ficará na memória dos filhos da Igreja Apostolica Armenia em todo o mundo.  Tres ”Vartabeds” (Reverendissimos Padres)Nareg Berberian, Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil; Abkar Hovagimian, Primaz da Diocese do Canadá; e Vartan Navasardian, diretor do centro de ensino cristão na Armênia,  receberam das mãos de sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de Todos os Armênios, na Santa Sede de Etchmiadzin. Dentre eles estava o Primaz da nossa Diocese, o mui reverendíssimo Nareg Berberian, que agora será chamado por nós de “Nareg Srpazan”.

IMG-20141120-WA0014

A cerimônia de ordenação teve início na noite anterior da ordenação na Catedral de Etchmiadzin. Os três futuros bispos se ajoelharam perante ao altar da Catedral onde Jesus Cristo  desceu  com um martelo de ouro, bateu e disse a são Gregório Iluminador,  “aqui construirás a minha casa”, e leram o juramento onde afirmaram sua lealdade à Santa Sede de Etchmiadzin, finalizando com a assinatura dos termos de compromisso.

Na manhã do dia 16 a procissão teve início para dentro da Catedral. Nesta procissão participam todos os graus da Igreja Armênia, desde “tbris” (coroinhas) até Bispos, além de fiéis.

Vale destacar que estavam presentes à cerimônia o Presidente do Conselho Representativo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Sr. André Kissajikian;  o Arcipreste Yeznik Guzelian, além do coroinha e estudante do Seminário Gevorkian de Etchmiadzin, Mario Nakashian.

Durante a emocionante cerimônia, os três candidatos estenderam suas mãos para cima, virados para os fieis, mais uma vez fizeram seu juramento de dedicação à Igreja Apostólica Armênia perante ao altar e, após receberem o ”Muron” (Santo Óleo) em suas testas e polegar direito, foram nomeados Bispos.

Após a cerimônia todos tiveram a chance de beijar a destra dos novos bispos e parabenizá-los.

Na manha do dia 17, o novo Bispo Nareg Berberian realizou sua primeira Divina Litúrgia no Altar de São Gregório, o mesmo no qual dois dias antes fez seu juramento.

Não tive a oportunidade de conhecer o Bispo Abkar Hovagimian, porém tive o prazer e privilégio de ser aluno do Bispo Vartan, há quase 10 anos atrás,  quando fui estudar durante um semestre na Santa Sede de Etchmiadzin. O Bispo Vartan é uma pessoa de grande coração, dedicado para a sua Igreja e Pátria Armênia e já foi condecorado pelo Presidente Serzh Sargsyan com a medalha Movses Khorenatsi, pelos seus incansáveis trabalhos para ensino do cristianismo nas escolas.

Sobre o nosso Primaz, o agora Bispo Nareg Berberian, com certeza faltarão palavras para que possa descrever sua pessoa. Acompanhei sua Eminência desde a sua chegada ao Brasil há 2 anos atrás. Desde a primeira conversa, deixou claro que queria aproximar os jovens para a Igreja e que não mediria esforços para que isso acontecesse. Quase seis meses após sua nomeação como Primaz da Diocese, nosso agora Srpazan iniciou diferentes projetos em várias áreas da Coletividade, e teve grande aceitação dos membros da mesma, especialmente dos jovens.

Desejo que os novos bispos, em especial nosso primaz, após as bençãos recebidas na Santa Sede, voltem para seus trabalhos  e transmitam toda a energia e amor que receberam, fazendo nossa Igreja cada vez mais forte e ativa.

Vasken Yeginerian é Diácono da Igreja Apostólica Armênia do Brasil.

Matérias Relacionadas
Eventos

Renda da festa de 51 anos da UGAB será revertida para os refugiados armênios da Síria

No próximo domingo (29) a filial brasileira da União Geral Armênia de Beneficência (UGAB)…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Arcebispo Datev Karibian morre em São Paulo, aos 77 anos

Na manhã desta quarta-feira (26/11/2014) a Comunidade Armênia do Brasil e toda a armenidade sofrem…
Leia mais
EditorialTudo

Editorial: Novos tempos na vida comunitária

O fiasco do Ato Solene realizado em 28 de abril de 2014 na Assembleia Legislativa de São Paulo em…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário