Home Da Redação Estado da Califórnia reconhece a independência de Nagorno-Karabagh (Artsakh)

Estado da Califórnia reconhece a independência de Nagorno-Karabagh (Artsakh)

0
FONTE: Asbarez / Prensa Armênia –O Senado da Califórnia aprovou uma resolução nesta quarta-feira, 27 de agosto reconhecendo os esforços de Nagorno Karabakh (Artsakh, em armênio) em se desenvolver como um país livre e independente e pedindo formalmente ao Presidente Barack Obama e ao Congresso dos Estados Unidos para apoiar a autodeterminação e independência da República Democrática Armênia de Nagorno Karabagh.

O presidente do Senado californiano, Kevin De Leon, disse em seu discurso de abertura: “os armênios da região sofreram muito e merecem uma pátria livre e independente onde não estejam em risco de perseguição. A Califórnia pode ser exemplo procurando motivar a mudanças no mundo. Com isto como meta, peço-lhe para apoiar a democracia, a liberdade, a resolução de um povo para conseguir o reconhecimento internacional de Nagorno-Karabakh“.
8.27.14
Foto: A partir da esquerda: Diretor da ANCA Haig Baghdassarian, a Diretora Executiva da ANCA Elen Asatryan, Presidente do Senado Kevin De Leon, Chair Nora Hovsepian, autor da AJR 32 Mike Gatto, Senador Ricardo Lara, e o Diretor da ANCA Tereza Yerimyan
A Califórnia é o lar de milhares de refugiados armênios dos pogroms Sumgait e Kirovabad ocorridos entre 1988 e 1990 no Azerbaijão (leia mais, clique aqui). Era um plano de limpeza étnica que o governo do Azerbaijão aplicava contra os armênios. Muitos destes refugiados estavam presentes no momento da votação histórica, junto com representantes do Comitê Nacional Armênio da América (ANCA) que liderou a proposta. Esta decisão não poderia ter vindo em melhor hora, dado o intenso nível de violência recente na fronteira entre Karabakh e Azerbaijão, enquanto nossos combatentes estão defendendo o direito de nosso povo de viver sob um governo livre.  O povo de Karabakh não merece menos e precisa deste apoio agora mais do que nunca“, disse a Diretora Executivo da região oeste do ANCA , Elen Asatryan.
A Califórnia se junta à lista de estados que já adotaram leis em favor de Karabakh, como Massachusetts, Rhode Island, Maine e Louisiana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *