Da RedaçãoTudo

Em meio a troca de acusações, Sarkisian e Aliyev se encontram com Putin

Com informações do Asbarez

Encontro trilateral aconteceu na cidade russa de Sochi

Encontro trilateral aconteceu na cidade russa de Sochi

Terminou ontem o encontro entre Vladmir Putin, presidente da Rússia, Serzh Sarkisan e Ilham Aliyev, mandatários de Armênia e Azerbaijão respectivamente, em Sochi, cidade onde está localizada a residência de verão do líder russo.

O encontro, que originalmente estava previsto para acontecer apenas entre Putin e cada um dos presidentes do Cáucaso Sul, em separado, foi organizado para tentar amenizar as tensões na fronteira do Azerbaijão com a República de Nagorno-Karabakh, que causaram a morte de soldados de ambos os lados.

De acordo com o comunicado divulgado pela assessoria da Presidência da República russa, Putin afirmou que: “Eu estou contente por constatar que o presidente do Azerbaijão está atento à necessidade de resolver o problema pacificamente, com o que concorda o presidente da Armênia. Isso é, de fato, muito importante porque não há tragédia maior do que a morte de pessoas”.

O mandatário azeri, por sua vez, afirmou que: “A ONU adotou quatro resoluções exigindo a imediata e incondicional retirada das forças de ocupação armênias do território azeri. Infelizmente, essas resoluções permanecem no papel por mais de 20 anos. […] Eu espero que num futuro próximo nós encontremos uma solução pacífica e negociada que será baseada nos princípios do direito internacional e da justiça.”

O presidente armênio retrucou o mandatário vizinho, questionando as resoluções mencionadas por Aliyev: “Que parágrafos das tais resoluções têm sido cumpridos pelo Azerbaijão? […] Se ficarmos nos acusando mutuamente, eu acredito que o conflito vai permanecer sem solução por muito tempo […] a resolução dessa questão são de interesse nacional da Armênia”.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário