Tudo

Tashnagtsutiun: A venda de armas ao Azerbaijão contradiz ao esforço para estabelecer a paz na região

IMPORTANTE COMUNICADO DA FEDERAÇÃO REVOLUCIONÁRIA ARMÊNIA – TASHNAGTSUTIUN

Zinanshan

Nos últimos dias, as ameaças e ataques do Azerbaijão contra as fronteiras da República de Nagorno-Karabakh e da Armênia aumentaram consideravelmente.

Os contínuos bombardeios, ataques de franco-atiradores e outras táticas azerbaijanas vem tirando a vida de muitos soldados e da população civil pacífica aproveitando de seu desproporcional poderio bélico, o Azerbaijão vem usando de seus vastos recursos vindos dos petrodólares e a ausência de uma resolução e avaliação contundente da comunidade internacional e ameaça envolver todo a região do Cáucaso em uma guerra.

A estratégia do Azerbaijão foi sempre fugir das negociações tripartites com a participação de Nagorno Karabagh e Armênia que sempre são forçadas a fazerem concessões unilateriais sob ameaças de guerra. Deste modo o Azerbaijão vem sabotando as negociações nos últimos 20 anos desde o acordo de cessar-fogo mantendo o conflito sem resolução alguma.

Para acabar com a situação de perigo atual, a Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun faz um chamamento: – que o Azerbaijão se abstenha de irresponsáveis e indiscriminadas operações militares que resultam graves consequências inclusive para seus próprios cidadãos; – que os co-presidentes do Grupo de Minsk da OSCE que se abstenham de declarações generalistas que permitem que a parte realmente culpada, o Azerbaijão, tornando-o sua costumeira violência em algo desenfreado.

Ao mesmo tempo, exigimos medidas concretas para retomar as negociações com a participação completa da República de Nagorno-Karabakh para que se assine um acordo de não agressão entre as três partes. – o fim da venda de armas de destruição em massa e todos os outros equipamentos militares para o Azerbaijão, que está propenso a irresponsáveis ações militares. A venda de armas contradiz ao esforço para estabelecer uma paz duradoura na região. A F.R.A. Tashnagtsutiun está convencida de que a assinatura do tratado político-militar entre a Armênia e a República de Nagorno-Karabakh é um imperativo da nação. Tal acordo vai criar uma base jurídica para os dois estados armênios. Isso está sustentado no direito internacional básico e à necessidade de garantir a segurança o que irá permitir uma estratégia mais produtiva e de consenso por ambos os lados.

A principal garantia para evitar a guerra é convencer o Azerbaijão que o desenvolvimento continuo e coordenado dos dois estados armênios, a unificação armênia, vai fortalecer ainda mais o espírito inquebrantável e a determinação inabalável das Forças Armadas Armênias.

Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun 4 de agosto de 2014

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário