Home Tudo Armênios são convocados a escrever artigos no Wikipedia

Armênios são convocados a escrever artigos no Wikipedia

Screen Shot 2014-08-01 at 2.25.58 PMTerra, BBC e outras fontes.

Os cidadãos armênios estão sendo convocados pelo governo de seu país para um dever patriótico – cada cidadão deve um escrever um artigo no Wikipedia. De acordo com a BBC, a campanha nacional “Uma Armênio, Um Artigo” tenta aumentar o número, a qualidade de artigos na língua armênia e promover a cultura, diz um anúncio da TV da nação.

Por trás da campanha, está uma competição entre Armênia, Geórgia e Azerbaijão pela quantidade de artigos na página. Atualmente, 125 mil artigos foram feitos em armênio, 102 mil em azerbaijano e 84 mil em georgiano.

Esses dados estão sendo veiculados com frequência nas agências de notícias e TVs do país desde que a campanha começou em março.

Assista abaixo.

O intuito é que o programa do governo não chegue apenas aos três milhões de moradores da Armênia, mas também aos oito milhões que moram fora do país por meio de canais com transmissão de satélite e vídeos no Youtube. Artistas, músicos e políticos participam da campanha. “Um armênio, um artigo – eu definitivamente vou fazer isso e você também”, disse o ministro da educação, Armen Ahsotyam, em propaganda na TV.

Enquanto isso, o ministro da Defesa, Seyran Ohanian, diz que já acrescentou um artigo sobre o exército armênio. Artigos feitos por celebridades e cidadãos comuns são valorizados igualmente, segundo o anúncio, e um jovem é mostrado escrevendo um artigo sobre rabanetes.

Deixe um comentário